O diretor-geral do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG), Francisco José da Fonseca, foi aprovado pela Comissão de Indicações da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), para o cargo de dirigente-máximo do órgão, nessa terça-feira (01/07), durante Reunião Extraordinária da assembleia.

Diretor-Geral do Ipem-MG durante reunião na ALMG. Foto: Divulgação / ALMG

A sessão foi presidida pelo deputado estadual Leonídio Bouças (PSDB), e acompanhada pelos deputados Dr. Maurício (NOVO), em substituição à Ione Pinheiro (UNIÃO), e João Magalhães (MDB), substituindo Charles Santos (REPUBLICANOS).

Durante a sabatina, realizada em 28 de maio de 2025 na ALMG, Francisco destacou as diversas atividades executadas pelo órgão em todo o estado de Minas Gerais, como a verificação de bombas medidoras de combustíveis, radares, taxímetros e a certificação compulsória de produtos como brinquedos, fios e cabos, para a segurança da sociedade.

Em resposta ao questionamento da deputada Ione Pinheiro, esclareceu que quatro regionais foram transformadas em postos avançados. Ele ainda destacou que os funcionários do órgão se esforçam diariamente para prestar, cada vez mais, um serviço de qualidade à população e empreendedores.

“O Instituto está presente em todas as relações de consumo e trabalha para promover uma concorrência leal entre as empresas e para garantir produtos melhores em Minas”, afirmou.

Diretor-Geral, Francisco da Fonseca, é sabatinado na ALMG. Foto: Divulgação / ALMG

Cabe destacar que o parecer pela aprovação dos dirigentes foi assinado pela deputada Ione Pinheiro, juntamente com a aprovação das indicações para o cargo de presidente da Fundação João Pinheiro e diretor-geral da Loteria Mineira, que compuseram a mesma comissão da ALMG.

As indicações agora seguem para votação no Plenário da ALMG, em turno único.

Vasta experiência

Francisco José da Fonseca possui vasta experiência nas áreas financeira, administrativa, contábil e de recursos humanos, atuando em empresas privadas e públicas. Graduado em Ciências Contábeis pela UFMG e pós-graduado em Administração Financeira pela UNA, já passou pelas prefeituras de Belo Horizonte, Contagem e Rio Acima, além da Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig) e ocupa, desde 2022, o cargo de diretor-geral do Ipem-MG.