Os dirigentes do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) participaram da Plenária da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do Inmetro (RBMLQ-I 2025), nos dias de 16 a 18 de junho.
O evento ocorreu na cidade de Salvador (BA) e reuniu técnicos e especialistas dos 24 órgãos delegados do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) de todo o país.
Conforme explicou o diretor-geral do Ipem-MG, Francisco José da Fonseca, durante esses três dias de reunião foram debatidos temas sobre inovação, desenvolvimento econômico, proteção da sociedade brasileira, bem como realizados alinhamentos estratégicos.
“Nesse encontro o Inmetro apresentou os resultados obtidos no último ano, no atual e foram estabelecidos desafios e metas para 2026. Esse tipo de evento ajuda a fortalecer a relação entre todos os Ipems do Brasil, com o foco de cada vez melhorar a prestação de serviços à sociedade”, explicou.
Participação do MDIC
O ministro em exercício do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Márcio Elias Rosa, participou da abertura do evento.
“O que está sendo feito aqui em Salvador é algo estratégico para o Brasil. O Inmetro é uma instituição essencial para o desenvolvimento econômico, para a proteção do consumidor e para a competitividade das empresas. Este é um trabalho que impacta o cotidiano dos brasileiros, desde o posto de gasolina até a balança do mercado, passando pelos processos industriais, pela inovação e pela sustentabilidade. O MDIC é parceiro do Inmetro e estará junto na construção dessa trajetória de fortalecimento, modernização e transformação digital da Rede.”
Durante sua fala, o presidente do Inmetro, Márcio André Brito, destacou a relevância institucional do momento.
“Termos a participação da cúpula do MDIC nos deixa muito orgulhosos, porque é uma demonstração e um reconhecimento do trabalho de todo o Sistema Inmetro ao longo da nossa gestão. Se hoje nós conseguimos alcançar os resultados no trabalho da atividade delegada, é porque temos a participação e o apoio do governo federal”, afirmou Brito.
O encontro foi marcado por exposições institucionais de áreas-chave do Inmetro, como a Coordenação-Geral da RBMLQ-I; a Coordenação-Geral de Comunicação Social e Relações Institucionais (Cgcom); a Diretoria de Metrologia Científica, Industrial e Tecnologia (Dimci); a Diretoria de Avaliação da Conformidade (Dconf); a Diretoria de Metrologia Legal (Dimel); a Coordenação-Geral de Acreditação (Cgcre); a Coordenação-Geral de Articulação Institucional (Caint); a Procuradoria Federal junto ao Inmetro (Profe); a Auditoria Interna (Audin); a Corregedoria (Correg); a Ouvidoria (Ouvid); a Diretoria de Administração e Finanças (Diraf); e a Diretoria de Inovação, Planejamento e Articulação (Dplan).
Autoridades presentes
A solenidade contou com a presença do diretor de Planejamento, Gestão e Finanças (Ipem-MG), Ivan Alves Soares; diretor de Metrologia e Qualidade (Ipem-MG), Luiz Marcelo Scalioni; chefe de gabinete da vice-presidência da República e do MDIC, Pedro Guerra; secretário de Desenvolvimento Industrial, Uallace Moreira Lima; secretária de Competitividade e Política Regulatória, Andréa Macera dentre outras autoridades governamentais da esfera federal, estadual e municipal.