O Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) promoveu reunião para apresentar o balanço das contas do exercício de 2024, ao Conselho de Administração do órgão, nessa terça-feira (18/03). A reunião foi realizada de maneira on-line e contou com a participação de todos os membros.
Durante o encontro, o diretor-geral do Ipem-MG, Francisco José da Fonseca, destacou que “através da boa gestão das diretorias e servidores ao longo de 2024, o órgão obteve um superávit, bem como conseguiu quitar 100% dos compromissos e despesas. Desta maneira, 2025 foi iniciado com tranquilidade”.
Na sequência, Fonseca lembrou que 2024 ainda foi marcado pela manutenção das parcerias com os vários órgãos públicos, como a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF-MG); Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP); Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG); Polícia Civil (PCMG); Polícia Militar (PMMG); associações; sindicatos etc.
Quanto à arrecadação em 2024, 91,5% foi proveniente da prestação de serviços e 8,5% de multas. Vale lembrar que o percentual de multas tem caído ao longo dos anos, em razão das capacitações realizadas pelo órgão aos empreendedores.
Outro ponto de destaque apresentado pelo dirigente máximo é que o Ipem-MG é o órgão da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do Inmetro (RBMLQ-I) que mais arrecada, em comparação com os outros Ipems do Brasil, quando consideramos o número de instrumentos verificados/fiscalizados com o quantitativo de servidores.
Exemplo a ser seguido
O representante da Associação Comercial do Estado de Minas Gerais (ACMinas), Claudemir Yoschihiro Oribe, parabenizou Francisco pelo trabalho que ele tem conduzido junto à diretoria e colaboradores.
“A gestão realizada mostra produtividade, desempenho e cuidado com o patrimônio público. Inclusive, na próxima semana, realizaremos um evento na ACMinas sobre produtividade, com o lançamento de uma cartilha, e faço questão de mostrar o trabalho que o Ipem-MG tem realizado, que é um exemplo a ser seguido”, afirmou.
Aprovação das contas
O Conselho de Administração do Ipem-MG, ao fim da reunião, aprovou por unanimidade as contas do exercício de 2024, que serão encaminhadas ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG).
Participaram da reunião a chefe de gabinete da Seplag, Sarah Cristina de Sales Mourão; a representante da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Zenilde das Graças Guimarães Viola; o coordenador da RBMLQ-I, Raimundo Alves de Rezende; o diretor de Planejamento, Gestão e Finanças (Ipem-MG), Ivan Alves Soares; o diretor de Metrologia e Qualidade (Ipem-MG), Luiz Marcelo Scalioni e a chefe de Gabinete(Ipem-MG), Érika Guimarães.