A convite da Controladoria-Geral do Estado (CGE), o ouvidor do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG), Leonardo Marafeli, apresentou o “Projeto Controle Patrimonial QR Code”, nessa quinta-feira (16/05), no auditório da Fundação Dom Cabral.

A demonstração ocorreu durante a oficina “Boas práticas de controle interno: iniciativas finalistas do III Prêmio Destaques do Controle”, que faz parte da programação da 3ª Semana Mineira de Controle Interno, promovida pela CGE de 13 a 17 de maio.

Segundo Leonardo Marafeli, que é um dos executores da iniciativa, o controle patrimonial consiste em catalogar, em um banco de dados, todos os itens patrimoniais do Instituto no processo de inventário realizado anualmente.

Foto: Divulgação / Ipem-MG

“Por meio dessa tecnologia fazemos a leitura da plaqueta com o QR Code que foi afixada nos itens cadastrados, via computador ou celular. Com isso, é possível acessar todos os dados relativos daquele bem de maneira muito mais simplificada e assertiva, e sem utilizar papeis”, explicou Leonardo.

Solução no controle patrimonial

A iniciativa partiu diante das divergências encontradas no levantamento patrimonial realizado pelo Ipem-MG em 2022. Um dos principais problemas identificados foi que existiam no órgão bens patrimoniais do Estado de Minas Gerais e Governo Federal (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia/Inmetro), no qual o controle era realizado por 02 sistemas.

Outra situação constatada foi que o Ipem-MG possuía muitos patrimônios sem etiquetas originais, o que dificultava a identificação correta do item.

Desta forma, a Comissão Permanente de Patrimônio do órgão começou a estudar soluções que pudessem resolver essa situação e, ainda, otimizar o tempo gasto com o inventário in loco, uma vez que o Ipem-MG conta com 12 unidades regionais espalhadas no estado.

Menção honrosa

Cabe lembrar que o Ipem-MG ficou entre os três órgãos finalistas do 4º Prêmio Destaques do Controle, da CGE, na categoria Governança e Controle, subcategoria, Aprimoramento da gestão governamental e das políticas públicas.

A solenidade para entrega da menção honrosa ocorreu no Auditório JK, na Cidade Administrativa, sede do Governo Estadual, em dezembro de 2023.

Enviar para impressão