Técnicos do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) fiscalizaram nesta terça-feira (23/04) as balanças utilizadas pelas companhias aéreas do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (BH Airport), em Confins. O objetivo da ação é constatar se o valor informado no visor do equipamento realmente corresponde ao valor exato da bagagem.

Segundo explicou a servidora do Ipem-MG, Édna Fonseca, a fiscalização garante que os passageiros não sejam cobrados indevidamente pelo peso das malas, bem como contribui no controle do sobrepeso dentro das cabines.

“Verificamos se as balanças estão registrando corretamente o peso da bagagem, ou seja, se estão devidamente ajustadas. Para isso, realizamos ensaios com pesos variados, para evitar prejuízos aos passageiros, como a cobrança indevida do excesso de bagagem durante o check-in”, declarou.

Servidores do Ipem-MG fiscalizando balanças no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (BH Airport), em Confins. Foto: Divulgação / Ipem-MG

A verificação das balanças ocorre anualmente pelo Instituto, em períodos sazonais nos quais há maior movimentação nos aeroportos, como, durante o período de férias escolares, ou quando o órgão recebe denúncias sobre irregularidades.

Cabe destacar que com essas fiscalizações ativas, o Ipem-MG reafirma o compromisso com a qualidade e segurança nos serviços prestados aos cidadãos, e colabora para uma experiência de viagem mais tranquila e justa para todos.

Canal de Ouvidoria

O cidadão que desconfiar ou encontrar irregularidades em alguma balança pode registrar o fato no canal de Ouvidoria do Ipem-MG, por meio do formulário Fale Conosco presente no site do Instituto, no telefone 08000 335 335 ou pelo endereço eletrônico ouvidoria@ipem.mg.gov.br.