Profissionais de diversos estabelecimentos do comércio varejista de Belo Horizonte foram capacitados pelo Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG), nessa quinta-feira (14/03). O foco do treinamento, que ocorreu de maneira online, foi a correta comercialização dos Produtos Pré-Medidos (pré-embalados), que são aqueles embalados e medidos sem a presença do consumidor e que se encontram em condições de comercialização.

Biscoito, papel higiênico, açúcar, arroz, café, detergente são alguns dos exemplos de produtos pré-medidos, conforme explicou o diretor de Metrologia e Qualidade do Ipem-MG, Luiz Marcelo Scalioni.

Segundo o diretor, os principais pontos que o setor varejista deve atentar é o desconto do peso da embalagem do produto, na pesagem total do item, quando o próprio estabelecimento o embalar; inserir a indicação quantitativa do preço por quilo e do peso líquido na etiqueta; verificar se o peso daquele produto está correto com o informado na etiqueta; e atentar para que não ocorra a perca da etiqueta em alimentos com umidade, como, por exemplo, nos congelados.

Foto: Divulgação / Ipem-MG

“Um dos principais erros que encontramos nos estabelecimentos é o desconto errado da tara dos itens embalados pelo estabelecimento. Muitas vezes os profissionais pesam algum alimento e mudam a embalagem, mas esquecem de atualizar a tara do novo recipiente”, explica.

Pré-Medidos

Atualmente os pré-medidos representam cerca de 85% de tudo que a sociedade consome. Por isso, os fiscais do Ipem-MG visitam os estabelecimentos e realizam in loco a verificação da quantidade expressa na embalagem. Entretanto, caso a amostra apresente não conformidades, um lote é coletado e encaminhado ao laboratório do Ipem-MG para uma verificação mais minuciosa.

Lembramos que todo o processo de fiscalização realizado no laboratório do Instituto pode ser acompanhado pelos representantes das marcas avaliadas.

Entretanto, caso a sociedade encontre ou suspeite de irregularidades em algum tipo de produto pode relatar o ocorrido à Ouvidoria do Ipem-MG, por meio do fale conosco, pelo endereço eletrônico ouvidoria@ipem.mg.gov.br ou no telefone 08000 335 335.

Cabe destacar que o treinamento foi promovido pelo Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Belo Horizonte – Sincovaga-BH. 

Enviar para impressão