Com o projeto - “Controle Patrimonial QR Code. Controle patrimonial mais efetivo, utilizando da tecnologia a nosso favor” - o Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais é um dos três órgãos finalistas do 4º Prêmio Destaques do Controle, da Controladoria-Geral do Estado (CGE).

Desenvolvido e executado pelos servidores do Ipem-MG, Leonardo Marafeli, Helena Barbosa e Gislane Almeida, o órgão está concorrendo na categoria Governança e Controle, subcategoria, Aprimoramento da gestão governamental e das políticas públicas.

Conforme explicou o ouvidor do Ipem-MG e um dos executores do projeto, Leonardo Marafeli, o Controle Patrimonial QR Code consiste em catalogar, em um banco de dados, todos os itens patrimoniais do Instituto durante o processo de inventário que é realizado anualmente.

“Por meio dessa tecnologia é possível fazer a leitura da plaqueta com o QR Code que foi afixada nos itens cadastrados, via computador ou celular. Com isso, é possível acessar todos os dados relativos daquele bem de maneira muito mais simplificada e assertiva, e sem utilizar papeis”, explicou Leonardo.

Solução no controle patrimonial

A iniciativa partiu diante das divergências encontradas no levantamento patrimonial realizado pelo Ipem-MG em 2022. Um dos principais problemas identificados é que existem no órgão bens patrimoniais do Estado de Minas Gerais e Governo Federal (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia/Inmetro), no qual o controle é realizado por 02 sistemas.

Outra situação constatada é que o Ipem-MG possuía muitos patrimônios sem etiquetas originais, o que dificultava a identificação correta do item.

Desta forma, a Comissão Permanente de Patrimônio do órgão começou a estudar soluções que pudessem resolver essa situação e, ainda, otimizar o tempo gasto com o inventário in loco, uma vez que o Ipem-MG conta com 12 unidades regionais espalhadas no estado.

“Estimamos que teremos uma economia de 40% do tempo gasto na realização do inventário anual, em comparação com a metodologia utilizada antes da criação desse projeto. Isso acontecerá uma vez que a implementação das etiquetas com QR Code otimizará as conferências in loco nas regionais e, consequentemente, diminuirá custos com viagens (combustível, desgaste de veículo, diárias e dispêndio de servidores)”, esclareceu Marafeli.

4º Prêmio

Segundo a CGE, o objetivo do concurso é reconhecer e valorizar o trabalho dos agentes públicos e órgãos do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais, em áreas relacionadas ao controle interno.

4º Prêmio Destaques do Controle da CGE . Imagem: Divulgação / CGE-MG

"Acumulando aprimoramentos há 4 anos, a edição 2023 do Prêmio Destaques do Controle traz mais detalhamentos das suas diferentes categorias e modalidades”, explicou o chefe de gabinete da CGE, Thomaz Anderson Barbosa da Silva.

“O intuito é sempre o de valorizar tanto os agentes públicos em exercício na CGE e nas unidades de controle interno quanto aqueles gestores e servidores que entendem que o aprimoramento da governança e a promoção da transparência, da integridade e da licitude são responsabilidades de todas as pessoas que atuam na gestão pública mineira.", concluiu.

Ipem-MG

O Ipem-MG é um órgão delegado do Inmetro e vinculado à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). Executa serviços essenciais para a concorrência justa do mercado de consumo mineiro e nacional, bem como na proteção ao cidadão em suas relações de consumo.

Enviar para impressão