Força-Tarefa do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG), Procon e Vigilância Sanitária de Uberlândia fiscalizaram supermercados do município de 19 a 30 de junho. Nesses 10 dias de intensificação, 18 supermercados de Uberlândia foram visitados.  

Equipe do Ipem-MG, Procon e Visa durante força-tarefa em supermercados de Uberlândia. Foto: Divulgação / Ipem-MG

Segundo o gerente da Regional do Ipem-MG de Uberlândia, Junior de Paula, 264 instrumentos de pesagem, popularmente conhecidos como balanças, foram verificados. “Deste total, 259 foram aprovados e 5 reprovados”, relatou.

O Ipem-MG também realizou uma notificação em um supermercado que não estava comercializando corretamente o pão francês. “O pão francês, ou de sal, deve ser vendido somente no peso. O estabelecimento é obrigado a informar o preço a pagar pelo quilograma, que deve ser afixado próximo ao balcão e ser grafado com dígitos de dimensão mínima de 5 centímetros de altura”, explicou Junior.

Cabe esclarecer que os técnicos do Ipem-MG são responsáveis por certificar se as balanças utilizadas são de modelo aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), possuem a marca de verificação anual, e estão pesando corretamente os produtos de maneira que empreendedores e consumidores não sejam lesados.

O Instituto ainda averigua se o equipamento foi posicionado de maneira que o comprador possa acompanhar a pesagem das mercadorias; o estado de conservação dos dígitos, teclas e interruptores; e se a balança está instalada em uma base sólida, nivelada e fora do alcance de correntes de ar, como ventiladores.

Fiscal do Ipem-MG verificando balança em supermercado de Uberlândia. Foto: Divulgação / Ipem-MG

Caso identifique balanças irregulares no comércio, denuncie na Ouvidoria do Ipem-MG, por meio do fale conosco, pelo endereço eletrônico ouvidoria@ipem.mg.gov.br ou no telefone 08000 335 335.

Enviar para impressão