Com o objetivo de fortalecer uma cultura organizacional pautada pela ética, transparência e integridade, o Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) lançou o Código de Conduta Ética Profissional dos Servidores do órgão, nessa sexta-feira (08/08/25).

O evento, realizado de maneira on-line, contou com a presença da diretoria e colaboradores do Instituto, bem como da equipe da Comissão de Ética do Ipem-MG, e do assessor técnico do Conselho de Ética Pública do Estado de Minas Gerais (CONSET/MG), Daniel Mendonça.

Segundo o diretor-geral do Ipem-MG, Francisco José da Fonseca, o documento estabelece princípios e normas de como deve ser o comportamento de todos que atuam em nome da instituição.

“Esse código de ética formaliza as regras e boas práticas que devem nortear todos os colaboradores do órgão, e os efeitos, caso sejam descumpridas. Inclusive, ele foi publicado no nosso site, em forma de cartilha, para que a sociedade tenha acesso e clareza dos valores e praxes do trabalho do Ipem-MG”, destacou o diretor-geral.

Francisco também explicou que o evento ocorreu virtualmente para contemplar a participação de todos os trabalhadores, uma vez que o Ipem-MG conta com servidores lotados na sede, em Contagem, e nas 12 unidades regionais localizadas nas principais regiões do Estado.

Colaboradores do Ipem-MG durante lançamento on-line do Código de Ética. Imagem: Divulgação / Ipem-MG

Comissão de Ética do Ipem-MG

O presidente da Comissão de Ética do Ipem-MG, Felippe Augusto, e os membros, Junior de Paula e Gircélia Aparecida explicaram o contexto e desenvolvimento do código; a base legal e inovação trazida pelo documento; e também os pilares da conduta ética.

“Assim como a metrologia e a qualidade nos oferecem a precisão e a uniformidade nas medidas e conformidades, a ética nos provê o padrão inegociável de conduta que garante a lisura e a credibilidade de nossa atuação. A Comissão de Ética do Ipem-MG está sempre de portas abertas. Somos um canal de diálogo, orientação e apoio”, declarou Felippe.

Conset

Daniel Mendonça (Conset) parabenizou o trabalho realizado pela equipe do Ipem-MG e proferiu a palestra sobre conflito de interesses e recebimento de brindes e presentes.

Na sequência, o diretor de Planejamento, Gestão e Finanças (Ipem-MG), Ivan Alves Soares, agradeceu a presença dos participantes, e lembrou que há poucos anos falar sobre conduta ética era um assunto polêmico. “A sociedade e a administração pública evoluíram e atualmente este é um tema fundamental debatido de maneira abrangente”.

Cabe destacar que este código foi elaborado com base em amplo diálogo promovido com as partes que representaram os interesses dos colaboradores, e aprovado pela Portaria Ipem-MG nº79, de 25 de novembro de 2024.

Acesso ao material

O Código de Conduta Ética Profissional dos Servidores do Ipem-MG está disponível no site do órgão (https://www.ipem.mg.gov.br/servidor/etica-publica/informativos) e pode ser acessado por qualquer cidadão.

Enviar para impressão