Entre os dias 1 e 12 de fevereiro, equipes do Instituto de Pesos e Medidas de Minas Gerais visitaram 198 estabelecimentos comerciais e fiscalizaram 114.886 unidades de preservativos masculinos. Segundo o gerente de Verificação e Fiscalização Compulsória, Raimundo Mendes, nesse ano, 100% dos produtos foram aprovados, ou seja, não foi encontrada nenhuma irregularidade. As equipes estiveram em farmácias, drogarias e supermercados.

Raimundo lembra que os preservativos masculinos são um dos mais de setenta produtos de certificação obrigatória do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). Além de observar se o produto possui a marca do INMETRO, bem como do organismo acreditado responsável pela certificação do produto e data de validade, o consumidor deve estar atento a outras exigências. Também devem constar, na embalagem, o nome e a marca do produto; a característica (liso, anatômico, texturizado); a quantidade; a origem com nome e endereço do fabricante; o número do lote; a data de validade ou vencimento; o número do registro no Ministério da Saúde e o nome do técnico responsável e seu número de registro no Conselho de Classe.

O gerente informa ainda que a próxima operação especial está prevista para o período de 22 a 31 de março, quando serão fiscalizados os brinquedos comercializados em produtos de Páscoa.

Enviar para impressão