Na Operação Especial de Páscoa, mais de 30 tipos de produtos típicos desta época do ano estão sendo fiscalizados pelo Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG). Durante a operação, que acontece até o dia 31 de março, os fiscais confirmam se o peso informado na embalagem corresponde ao valor real da mercadoria e se os ovos que contêm brinquedos apresentam na sua embalagem a informação de que o mesmo está certificado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da conformidade (SBAC). 

Conforme explica a gerente de Metrologia para Produtos Pré-medidos do Ipem-MG, Ângela Araújo, os produtos recolhidos no comércio pelos fiscais são analisados no laboratório do Instituto. “O foco dessa ação é aumentar a segurança da população durante a compra desses itens, para que o consumidor não seja lesado economicamente. Se ele está pagando por 10 gramas de chocolate, por exemplo, deve levar os 10 gramas do alimento”, afirma.

Já em relação aos brinquedos, segundo o gerente de Fiscalização e Verificação Compulsória do Ipem-MG, Raimundo Mendes, o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) é obrigatório nesses itens e garante que o artigo passou por vários testes em laboratório e não traz riscos a segurança e a saúde da criança, caso utilizado conforme as recomendações do fabricante. “Cabe destacar que nem todos os brindes ofertados nos ovos são classificados como brinquedos, como canecas, maletas, etc”.

Todo o processo de verificação realizado nos laboratórios do Ipem-MG pode ser acompanhado pelos representantes das marcas avaliadas.

Divulgação / Ipem-MG

Enviar para impressão