Feriado prolongado como o Carnaval é sinônimo de viagem para muitas pessoas. No entanto, antes de ir para a estrada é preciso verificar uma série de itens no veículo, o que incluí os pneus, únicos componentes do automóvel que estão em contato direto com o solo e que, por esse motivo, merecem uma atenção especial.

Tanto os novos quanto os reformados (recapados, recauchutados e remoldados) devem apresentar obrigatoriamente o selo da avaliação da conformidade do Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), para serem comercializados. Além do selo, é importante que as pessoas verifiquem a vida útil do pneu por meio do indicador de desgaste da banda de rodagem, que não pode estar com menos de 1,6 mm de profundidade dos sulcos. Também é necessário conferir o alinhamento de direção e o balanceamento das rodas.

A diretora da Qualidade de Bens e Produtos do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG), Adriane Lacerda Barbato, explica que a certificação do Inmetro está localizada na lateral dos pneus, parte conhecida como flanco. “Como o caso envolve a segurança viária do veículo, é fundamental que o consumidor certifique a presença do selo no momento da compra e exija a nota fiscal, pois o documento é a única garantia no caso da reclamação de algum direito, troca ou manutenção”, recomenda.

Para receber a marca do Inmetro, os pneus são submetidos ao ensaio de velocidade sobre carga, que testa sua resistência. Durante o ensaio, o produto não pode apresentar deformações. 

Pneus novos e reformados devem ter selo do Inmetro. Foto: Fernanda Toussaint / Ipem-MG

Enviar para impressão