Mais de trinta profissionais de diversas redes supermercadistas participaram de um Workshop promovido pelo Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) e a Associação Mineira de Supermercados (Amis), nessa segunda-feira (18), na sede da Amis, em Belo Horizonte. O objetivo do treinamento foi explicar o trabalho do Ipem-MG e ensinar a maneira correta de comercialização de vários tipos de produtos presentes no mercado.

Durante a abertura do evento, o diretor-geral do Ipem-MG, Fernando Sette, destacou a importância da parceria do Instituto com a Amis e disse que pretende levar essa capacitação às cidades do interior de Minas. “Temos uma preocupação muito grande em fiscalizar os produtos, para certificar que o consumidor não seja lesado, mas também de instruir fabricantes e comerciantes sobre a maneira correta de vender aquele item”, afirmou.  

O presidente da Amis, Alexandre Poni, ressaltou as contribuições da ação para a rede supermercadista, já que há algumas dificuldades dos profissionais em virtude da complexidade das atividades executadas e das várias legislações que regulamentam o setor. “Queremos acabar com os erros operacionais e prestar cada vez mais um bom serviço ao consumidor”. 

Segundo Brisa Domingos, que trabalha no setor jurídico de uma das redes que participaram do workshop, as palestras contribuíram significativamente para que ela possa aplicar o conhecimento que já havia adquirido nas leis. “Muitas vezes lemos a legislação, mas não sabemos a maneira correta de aplicar aquele conhecimento na prática. Um bom exemplo citado hoje foi o caso das balanças, que não devem ficar próximas a ventiladores, locais quentes e sem estabilidade, pois podem favorecer uma pesagem errada. Irei compartilhar essa experiência com as outras pessoas da empresa”, completou.

As temáticas trabalhadas no encontro foram: História do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Qualidade e Avaliação da Conformidade; Processo Administrativo; Fiscalização do Ipem em supermercados; e Produtos pré-medidos. 

No workshop os participantes puderam esclarecer suas dúvidas em relação ao setor supermercadista. Foto: Fernanda Toussaint / Ipem-MG

 

Enviar para impressão