Os colaboradores do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) participaram da capacitação online Diálogos Correcionais, nessa sexta-feira (19/05). O objetivo do evento, promovido pela Controladoria-Geral (CGE-MG), em parceria com o Ipem-MG, foi disseminar a cultura da licitude por meio do debate sobre a matéria correcional.
O Corregedor-Geral do Estado de Minas Gerais, Vanderlei Daniel da Silva, destacou a importância de disseminar a educação nesta área, para que os servidores esclareçam suas dúvidas e façam escolhas de maneira consciente. “Nosso lema é a prevenção. Não queremos punir ninguém e sim orientar para que os servidores cumpram com seu papel e cobrem seus direitos”, enfatizou na abertura da capacitação.
Na sequência, o Diretor-Geral do Ipem-MG, Francisco José da Fonseca, afirmou que ações como esta só aprimoram o conhecimento que os colaboradores já possuem, bem como agradeceu a iniciativa e disponibilidade da equipe da CGE-MG.
Durante o evento, ministrado pela diretora Central de Análise e Supervisão Correcional da Área Econômica da CGE-MG, Elky do Vale Santos, foram tratados sobre a Estrutura da CGE-MG, Plano de Prevenção de Ilícitos Administrativos, Poder Hierárquico, Poder e Regime Disciplinar, Responsabilidade dos Agentes Públicos, Dever de Comunicar e Apurar, Noções de Ilícitos Administrativos, Jornada de Trabalho, Proibições aos Agentes Públicos, e Noções Gerais dos Crimes Contra a Administração Pública.
Para finalizar, o controlador-seccional no Ipem-MG, Leandro Mendes, disse que a temática tratada é complexa, mas que acredita que a mensagem foi repassada aos servidores, para que possam entender o que são ilícitos e, assim, evitar falhas. “O ideal é criar uma cultura de prevenção para impedir problemas mais sérios. Na dúvida, peça orientação”, recomendou.
Vale ressaltar que mais de 100 colaboradores, lotados na sede do Instituto, em Contagem, e nas 12 unidades regionais do órgão, participaram da capacitação.