O Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG), Procon de Pirapora, Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal participam de operação conjunta de fiscalização em bombas medidoras de combustíveis no município de Pirapora, região Norte de Minas Gerais, do dia 15 a 26 de maio.
Segundo a gerente da Regional do Ipem-MG Montes Claros, Fabrícia Rocha, durante a força tarefa o Instituto confere se a litragem do bico corresponde realmente ao valor a ser pago, estado de conservação do equipamento (mangueiras, painéis e bicos das bombas), normas técnicas vigentes, dentre outros fatores.
“Antes de iniciar o abastecimento nas bombas de combustíveis líquidos, a população deve observar se o valor de litros e o total a pagar encontram-se zerados no painel, conferir o valor do preço por litro e a existência do lacre do Inmetro nas bombas medidoras, além de acompanhar o trabalho do frentista em todo o procedimento”, explicou Fabrícia.
A sociedade também pode comprovar o valor final a pagar multiplicando o preço por litro pela quantidade de litros fornecida pelo equipamento.
Cabe destacar que, caso haja desconfiança do consumidor no momento do abastecimento de gasolina, álcool ou diesel, ele também pode solicitar ao posto que realize um teste. Nesses estabelecimentos existem medidores de volume de 20 litros capazes de comprovar se a quantidade marcada pela bomba medidora está correta.
Caso alguma irregularidade seja encontrada ou o posto se negue a fazer a verificação, as pessoas podem registrar o ocorrido na Ouvidoria do Ipem-MG, por meio do formulário Fale Conosco presente no site do Instituto, pelo endereço eletrônico ouvidoria@ipem.mg.gov.br ou telefone 08000 335 335.