Com o objetivo de apresentar as estratégias das atividades para o exercício deste ano, a diretoria do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) realizou a 1ª reunião de 2023, com os gerentes do órgão. O encontro ocorreu nessa terça-feira (04/04), no auditório da sede do Instituto, que fica localizada em Contagem.
O diretor-geral do Ipem-MG, Francisco José da Fonseca, dentre vários assuntos abordados, iniciou a reunião destacando sobre o funcionamento do plano de trabalho a ser executado pelo Instituto ao longo de 2023, projeto de reforma administrativa do Governo de Minas Gerais, necessidade do órgão em realizar concurso público, bem como a disponibilidade orçamentária, sistema de ponto, realização de inventário e projeto para uma nova gestão do patrimônio.
Fonseca também ressaltou que em mais de 30 anos de serviços dedicados ao poder público no Estado de Minas Gerais e prefeitura, o comprometimento dos servidores do Instituto chamou sua atenção. “Os colaboradores daqui estão de parabéns. Nunca vi tanto comprometimento como vejo aqui. O que depender de mim para lutar pelo Ipem-MG e servidores junto ao governo de MG e Inmetro, podem contar”, afirmou.
Na sequência, o diretor de Planejamento, Gestão e Finanças, Ivan Alves Soares, também salientou a competência dos servidores que, segundo ele, estão sempre dispostos a resolver as demandas do órgão o mais rápido possível e da melhor maneira para a sociedade.
A chefe de gabinete do Ipem-MG, Érika Guimarães, e o diretor de Metrologia e Qualidade, Luiz Marcelo Scalioni aproveitaram o encontro para sanar as dúvidas dos servidores quanto à parte administrativa do órgão, bem como da área finalística (verificação de bombas de combustíveis, lacres, cronotacógrafos etc).
Gestão de Patrimônio
A gerente de Logística e Aquisições, Helena Barbosa, o gerente de Uberlândia, Júnior Ferreira e o Ouvidor, Leonardo Marafeli apresentaram o novo projeto implantado para realizar a Gestão de Patrimônio do órgão.
Conforme explicaram, a iniciativa pretende catalogar todos os bens do Ipem-MG em etiquetas com QR Code (código de barras), a fim de facilitar o trabalho de inventário, uma vez que a ferramenta auxiliará na organização dos pertences sob a carga do Instituto.
“A gestão patrimonial nos últimos anos possibilitou reduzir itens patrimoniais não localizados, o que permitiu, neste momento, a implantação de projetos de otimização e controle do patrimônio. Anteriormente, havia mais de 300 itens não localizados. Atualmente, este número foi reduzido para cerca de 30”, explicou Helena.
Ao finalizar, Francisco agradeceu pela paciência e frisou, mais uma vez, que a missão da diretoria é facilitar e contribuir na gestão dos gerentes e da equipe, e que está à disposição de todos.