O Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG), em conjunto com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e Secretaria de Estado de Fazenda (SEF-MG) intensificaram nesta quarta-feira (15/03), data que celebra o Dia Mundial do Consumidor, a fiscalização em Postos de Combustíveis no Estado de Minas Gerais.

Segundo o gerente de Metrologia do Ipem-MG, Wanderlan Alves, o Instituto busca “identificar instrumentos em mal estado de conservação ou com algum tipo de não conformidade, bem como coibir a prática de fraudes eletrônicas que geralmente são implantadas nos instrumentos na comunicação entre a medição da quantidade do combustível e o que o cliente vê no visor do instrumento”, explica.

Fiscais do Ipem-MG durante fiscalização em postos de combustíveis. Foto: Divulgação / Videopress Produtora

Em relação a ANP, ela é responsável por certificar se o combustível atende às especificações de qualidade, ou seja, não foi adulterado. Já a SEF confere a parte fiscal da venda do posto.

Abastecimento

Antes de iniciar o abastecimento, a população deve observar se o valor de litros e o total a pagar encontram-se zerados no painel, conferir o valor do preço por litro e a existência do lacre do Inmetro na bomba medidora, além de acompanhar o trabalho do frentista em todo o procedimento. A sociedade pode comprovar o valor final a pagar multiplicando o preço por litro pela quantidade de litros fornecida pelo equipamento.

Cabe destacar que, caso haja desconfiança do consumidor no momento do abastecimento de gasolina, álcool ou diesel, ele também pode solicitar ao posto que realize um teste. Nesses estabelecimentos existem medidores de volume de 20 litros capazes de comprovar se a quantidade marcada pela bomba medidora está correta.

Caso alguma irregularidade seja encontrada ou o posto se negue a fazer a verificação, as pessoas podem registrar o ocorrido na Ouvidoria do Ipem-MG, por meio do formulário Fale Conosco presente no site do Instituto, pelo endereço eletrônico ouvidoria@ipem.mg.gov.br ou telefone 08000 335 335.

Enviar para impressão