Técnicos do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) receberam, nessa segunda-feira (06/03), na sede do órgão, em Contagem, cerca de 20 alunos do curso técnico de Qualidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), unidade Alvimar Carneiro de Rezende (ACR), localizada no Centro Industrial de Contagem (Cinco).
Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer os laboratórios de pré-medidos, responsável pela conferência dos produtos embalados e medidos sem a presença do consumidor; o laboratório acreditado pelo Inmetro para calibração em balança de 1mg a 100kg, e pesos padrão de 1mg a 20kg, bem como onde são realizadas as verificações de etilômetros, os famosos bafômetros, bem como outras atividades do órgão.
Posteriormente, o diretor de Metrologia e Qualidade do Ipem-MG, Luiz Marcelo Scalioni, concedeu uma palestra aos alunos, para explicar a importância da política pública de metrologia e qualidade para o desenvolvimento econômico, a concorrência leal e a proteção do cidadão.
“A Metrologia (Ciência das Medições) é responsável por pesar, medir, comparar e avaliar um produto ou serviço durante e após seu desenvolvimento. Já a Avaliação da Conformidade analisa se o produto, processo, serviço ou profissional atende as normas e regulamentos”, explicou o diretor.
Segundo Scalioni, ambas às áreas têm como objetivo regular o mercado e beneficiar a sociedade, para que ela não seja lesada na aquisição de algum produto, no que se refere à quantidade, riscos à saúde, meio ambiente e à segurança.
De acordo com o gerente do Senai ACR, Leonardo Lage d’Azevedo Carneiro, essa visita contribuiu para os alunos verem na prática como a teoria ensinada em sala de aula funciona no dia a dia dos profissionais da área para a qual estão estudando.
“Para o Senai é muito importante viabilizar esses momentos em órgãos e empresas que mostram aos estudantes onde eles podem atuar, como devem se comportar e o compartilhamento das experiências dos profissionais. Outra questão importante desta visita no Ipem-MG foi que os alunos conheceram um órgão estadual, que nos ajuda enquanto consumidor. Então eles não viram somente a questão da qualidade, mas também a área da metrologia”, destacou.
A estudante Aline Martins, que está no último semestre do curso técnico de Qualidade do Senai, contou que a visita contribuiu muito para o seu desenvolvimento e aprendizado. “Como no momento estou atuando na área de Metrologia com máquina Tridimensional-CNC e instrumentos de medição, pude compreender melhor a relação entre qualidade e metrologia, e a importância do controle de produtos e serviços”, afirmou.
O Ipem-MG é uma instituição vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e um órgão delegado do Inmetro em Minas Gerais.