Em operação especial em Uberaba, no Triângulo Mineiro, no dia 1º/12, que contou com a participação do Procon Municipal, Ministério Público, Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Secretaria Estadual da Fazenda (SEF), fiscais do Ipem-MG constataram irregularidades nos bicos de bombas medidoras em três postos revendedores.

Op Uberaba foto final

Ao todo, foram 12 bicos verificados, sendo que 07 deles foram reprovados e 05 aprovados. O erro mais recorrente encontrado pelos fiscais foi o vazamento de combustível no interior da bomba medidora, defeito que gera atmosfera explosiva, levando à interdição do instrumento por questão de segurança.

Além dos problemas de vazamento de combustível, foram encontradas irregularidades referentes à iluminação deficiente do dispositivo indicador. A iluminação inadequada impede a visualização pelo consumidor, tanto do total a pagar quanto da litragem no período noturno.          

O Ipem-MG recomenda sempre que o consumidor fique atento na hora de abastecer para evitar prejuízos. O trabalho de fiscalização dos bicos das bombas medidoras é feito de modo a identificar possíveis fraudes nesta relação de consumo.  

Caso desconfie de fraude ou irregularidades em postos de combustíveis, o cidadão pode registrar a denúncia no canal da Ouvidoria do Ipem – por meio do Fale Conosco, no site do Ipem-MG, pelo telefone 08000 335 335 ou ainda pelo endereço eletrônico ouvidoria@ipem.mg.gov.br

 
 
 
 
 
Enviar para impressão