O Ipem-MG desponta como entidade responsável na gestão de resíduos e consumo consciente. A instituição está entre os primeiros cinco colocados, entre os 45 órgãos do governo estadual que participam do Programa Ambientação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

A confirmação do bom desempenho do Ipem-MG na construção de uma ambientação sustentável foi comunicada pela equipe gestora do Programa da Semad em visita à sede em Contagem nesta sexta-feira (07.10). A reunião foi a primeira presencial da equipe da Secretaria desde a interrupção imposta pela pandemia.

Foto 1a

 

Conforme a equipe da Semad, o Ipem/MG foi além das questões propostas estimulando o próprio programa a adotar outras práticas sustentáveis. O Programa Ambientação enfoca cinco temas: água, energia, materiais (copo descartável e papel A4), resíduos e qualidade de vida.  

As outras iniciativas encampadas pela comissão setorial do Ipem/MG e destacadas pela equipe da Semad são: coleta de tampas plásticas, de esponjas de cozinha, pilhas, baterias e eletroeletrônicos, óleo de cozinha e lâmpadas. Os resíduos, com exceção das lâmpadas, são coletados nas dependências do Ipem-MG ou encaminhadas pelos funcionários a partir de coleta seletiva feita em suas casas.

Conforme os gestores do programa, o Ipem também se destaca por conseguir realizar o ciclo completo da gestão dos resíduos. Além da campanha pela coleta e pelo consumo consciente mobilizar os funcionários, dando efetividade ao programa, as demais etapas são desenvolvidas e finalizadas. Ou seja, os resíduos coletados são destinados para a logística reversa - devolvidos à indústria de origem ou são reciclados pelos catadores, contribuindo na geração de renda para esses trabalhadores. Já os lacres das latas de alumínio são destinados a entidades beneficentes que os comercializam para adquirir cadeiras de rodas para quem precisa de uma e não pode comprar.

O Ipem-MG desenvolve o Programa Ambientação desde 2008. A comissão setorial na instituição é formada pelos funcionários: Ângela Cadette, José Carlos Lanna, Maria do Carmo Lara Araújo e Tatiana Langamer. A equipe gestora do Programa Ambientação da Semad, que esteve em visita ao Ipem/MG na sexta-feira é formada por Clair Benfica, Marcella Gouveia e Sophia Lins. Conforme os gestores, o Programa Ambientação vem sendo reestruturado e começará a certificar as entidades do governo pelo desempenho na gestão dos resíduos e em defesa do consumo consciente.        

 
 
Enviar para impressão