Com o objetivo de compartilhar experiências sobre o processo de verificação e fiscalização de cronotacógrafo, as servidoras do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG), Maria do Carmo Araújo e Flávia Rohrs, se reuniram com a equipe do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), nessa terça-feira (08/07).
O encontro ocorreu no prédio do Centro Tecnológico da autarquia, na zona sul da capital paulista.
Durante o encontro, a oficial de apoio em Metrologia e Qualidade, Simone Aparecida da Silva Messias, e demais integrantes do Serviço de Verificação de Cronotacógrafo, do Ipem-SP, apresentaram os procedimentos técnicos adotados pelo órgão na execução do serviço de cronotacógrafo.
A responsável pelo setor de cronotacógrafo do Ipem-MG, Maria do Carmo Araújo, destacou a oportunidade desta troca de conhecimento para a padronização das atividades e aprimoramento do conhecimento de todos os envolvidos nos trabalhos ligados às verificações e fiscalizações metrológicas deste instrumento.
Importância do cronotacógrafo
O cronotacógrafo é a “caixa preta” dos veículos de carga com peso bruto acima de 4.536 kg (caminhões, carretas), e de passageiros com mais de 10 lugares (ônibus, transporte escolar). Esse equipamento registra informações importantes do percurso, como tempo de movimento, paradas e velocidade realizada pelo automóvel.
A importância da utilização deste item cresceu ao longo dos anos em decorrência do número de acidentes fatais envolvendo ônibus e caminhões, por causa dos excessos de velocidade.