O trabalho realizado pelos metrologistas do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG), bem como desses profissionais de todo o país, é essencial na garantia da segurança da sociedade na área da saúde, relações de consumo, meio ambiente e diversas outras áreas.
Esses profissionais são responsáveis pela precisão das medições de diversos instrumentos, como, por exemplo, as balanças utilizadas na manipulação de medicamentos; bombas medidoras de combustíveis; cronotacógrafos, conformidade de fios e cabos elétricos, aquisição de brinquedos etc.
A atuação desses profissionais é tão ampla, que não tem como imaginar algum campo onde ele não esteja, mesmo que indiretamente.
Sem eles, seria impossível assegurar a qualidade e a segurança dos produtos, a justiça nas transações comerciais e a proteção ao consumidor.
Neste sentido, a diretoria do Ipem-MG parabeniza todos os metrologistas, em especial os do órgão, por esta missão tão importante para a sociedade mundial.
Origem da data
A data é uma referência ao dia 26 de junho de 1862, quando o então imperador Dom Pedro II introduziu no Brasil, pela Lei de número 1.175, o Sistema Métrico Decimal, a partir do sistema métrico francês.
Com isso, em 1961 foi criado o Instituto Nacional de Pesos e Medidas e, em 1973, o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), que hoje é denominado Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.