O Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) deu um importante passo nessa quarta-feira (14/05), ao lançar o Programa e Plano de Integridade. O documento traz ações que buscam promover princípios éticos, eficiência dos serviços prestados à sociedade e aprimorar os controles internos.
A solenidade aconteceu na sede do órgão, em Contagem, e contou com a presença de toda a diretoria e gestores do Ipem-MG, além do Controlador-Geral (CGE-MG), Rodrigo Fontenelle, da Subcontroladora de Transparência, Integridade e Controle Social, Soraia Ferreira, e do representante da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), Afonso Rodrigues.
O diretor-geral do Ipem-MG, Francisco José da Fonseca, destacou que este programa busca fortalecer o trabalho da instituição.
“A Integridade e a Ética são preceitos essenciais que devem sempre nortear nossas ações. Isso tanto na esfera da vida privada quanto na profissional. Então, esse programa busca propiciar mais confiança e transparência aos serviços que os colaboradores do órgão realizam para a sociedade. Portanto, contamos com o comprometimento de todos que trabalham no órgão”, declarou Francisco.
PMPI
O controlador-geral, Rodrigo Fontenelle, destacou a importância deste lançamento para o órgão e Governo do Estado de Minas Gerais, que conta com a Política Mineira de Promoção da Integridade (PMPI).
De acordo com Fontenelle, as ações do Plano do Ipem-MG ajudarão o órgão a entregar resultados ainda melhores do que já concede à população.
Vale lembrar que a PMPI estabelece mecanismos para a construção e manutenção de um ambiente íntegro para a administração pública, relações privadas e a sociedade.
Integridade é o caminho
Fontenelle também concedeu a palestra, Integridade é o caminho, na qual enfatizou que cultura, liderança e comunicação são pilares fundamentais para a construção de um programa de integridade.
“A integridade é um trabalho contínuo e que deve ser pautado, principalmente, em ações preventivas, que é o nosso foco no Governo de Minas Gerais. Contudo, a detecção e a correição também fazem parte deste trabalho”, explicou.
Apresentação do programa
A coordenadora da Comissão do Programa de Integridade do Ipem-MG, Fernanda Martins, salientou que a vontade dos dirigentes e dos colaboradores envolvidos foi fundamental para concretizar esse documento na instituição.
“Tivemos a grata missão de adequar um trabalho que já havia começado pela comissão a qual antecedemos. Então, esse documento, no qual nos embasamos, foi de suma importância para concluirmos este projeto”, esclareceu.
Ainda segundo Martins, foi preciso realizar adaptações no Programa, conforme a PMPI, ao Decreto Estadual nº 48.419, publicado no ano de 2022, bem como no Plano de Ação.
Posteriormente, a servidora Maria do Carmo Araújo, também integrante da Comissão, apresentou os principais pontos do Programa e do Plano de Ação.
Parabenização pelo trabalho
O controlador seccional do Ipem-MG, Leandro Mendes, parabenizou o trabalho realizado e se colocou à disposição para contribuir no que for necessário, uma vez que se trata de uma política permanente.
Para finalizar, o diretor-geral do Ipem-MG esclareceu que esse Programa e Plano serão apresentados a todos os colaboradores do órgão, de maneira online. Segundo ele, essa dinâmica é necessária, uma vez que o instituto conta com trabalhadores lotados em 13 municípios do estado.