A servidora de carreira do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG), Maria do Carmo Aparecida Lara Araújo, recebeu o título de destaque acadêmico, da VI turma do curso de pós-graduação em finanças públicas, modalidade presencial, da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, do Tribunal de Contas (TCEMG).

O anúncio da premiação foi realizado durante a cerimônia de formatura dos 54 estudantes, ocorrida no auditório Vivaldi Moreira (TCEMG), nessa terça-feira (03/12/24).

Cabe destacar que a honraria é destinada ao aluno que obtém as melhores notas durante todo o curso.

A placa de mérito acadêmico foi entregue à servidora pelo presidente do TCEMG, Gilberto Diniz.

Presidente do TCEMG, Gilberto Diniz, entrega premiação a servidora Maria do Carmo. Foto: Divulgação / TCEMG

 

Maria do Carmo contou que, como não esperava esse reconhecimento, a sensação foi indescritível. “A gente se empenha durante o curso e tenta aprender o máximo do que o professor ensina, mas sem esperar essa recompensa. Então, receber esse prêmio realmente faz o coração palpitar”, declarou emocionada.

Cultura de Integridade

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da servidora avaliou a percepção do servidor público do Ipem-MG sobre o tema integridade.

Na pesquisa, intitulada, “A percepção sobre integridade em um órgão público estadual”, Maria do Carmo investigou o grau de conhecimento dos trabalhadores do Instituto sobre a temática. Também avaliou como eles vivenciam a integridade no dia a dia. 

“Como o Ipem-MG tem como atividade fim a verificação, fiscalização e prestação de serviços de caráter compulsório, mediante recolhimento de taxa, a promoção de um ambiente íntegro tende repercutir positivamente, tanto para o público interno como externo”, explicou Araújo.

Para realizar a pesquisa, Maria contou com o apoio da Diretoria do órgão, que autorizou a aplicação de um formulário eletrônico e dos servidores que responderam de pronto as questões elaboradas. O estudo ainda consistiu de conversas com diretores e gerentes, bem como levantou dados junto a áreas pertinentes.

A Diretoria do Ipem-MG fica lisonjeada de ter a servidora em seu quadro de pessoal e a parabeniza pelo resultado.