A Diretoria do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) apresentou o resultado das ações executadas em 2024, aos gestores do órgão, na reunião gerencial de encerramento do exercício. O encontro ocorreu em Contagem, na sede do Instituto, na última quinta-feira (09/12).

O diretor-geral, Francisco José da Fonseca, agradeceu a dedicação de toda a equipe do Ipem-MG e explicou as diretrizes e metas para o exercício de 2025, definidas entre a Diretoria e a Presidência do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

“Mesmo diante dos desafios enfrentados ao longo deste ano, como, por exemplo, a redução do número de servidores devido à aposentadoria e outros fatores, os colaboradores do órgão conseguiram cumprir com maestria as entregas pactuadas”, destacou.

Diretor-Geral do Ipem-MG, Francisco da Fonseca, durante reunião gerencial na sede do Ipem-MG. Foto: Fernanda Toussaint/Ipem-MG

Fonseca também afirmou a importância da transparência para a boa gestão. “É essencial que as informações compartilhadas pela diretoria sejam repassadas pelos gerentes às equipes”.

Área técnica

Na sequência, o diretor de Metrologia e Qualidade, Luiz Marcelo Scalioni, esclareceu algumas dúvidas técnicas relacionadas à verificação de novos modelos de bombas de combustíveis, procedimentos a serem seguidos nos autos de infração, bem como a importância de conservar os instrumentos de trabalho.

Novo crachá

Já o diretor de Planejamento, Gestão e Finanças, Ivan Alves Soares, mostrou juntamente com os gerentes de Recursos Humanos, e de Logística e Aquisições, o novo crachá funcional dos servidores.

De acordo com Ivan, a nova identidade traz um QR Code no verso, que permitirá as empresas certificarem de maneira mais simples a veracidade do documento apresentado.

“Ao ser escaneado, as informações do fiscal aparecerão na página oficial do órgão (www.ipem.mg.gov.br), o que facilitará a identificação do servidor durante a verificação ou fiscalização e, consequentemente, reduzirá a atuação de criminosos se passando por fiscais”, relatou.

Por fim, a chefe de gabinete, Érika Guimarães, colocou-se a disposição de todas as equipes e afirmou que continuará empenhada para a resolução das questões apresentadas pelos gerentes e equipe técnica.

Ambientação

Para finalizar, representantes da comissão setorial do Programa Ambientação no Ipem-MG mostraram os resultados alcançados nas ações promovidas em 2024, bem como em anos anteriores, por meio da contribuição dos colaboradores.

A servidora Ângela Cadette, uma das responsáveis pelo programa no órgão, explicou que no Instituto há a coleta de papéis, esponjas, garrafas de vinho, tampas plásticas, lacres de alumínio, canetas, lápis, pilhas, equipamentos eletrônicos, lâmpadas, cartuchos de impressoras, dentre outros itens.