Uma história de luta, disciplina, resiliência e diversos outros predicativos que merece ser compartilhada, e que serve de inspiração e motivação para muitas pessoas.

Essa jornada é a do servidor Paulo Eutércio Faria, que no dia 21 de maio deste ano (2024) concluiu mais uma etapa profissional no Instituto de Metrologia e Qualidade (Ipem-MG). A partir de agora, ele é um servidor aposentado do Estado de Minas Gerais.

Conforme legislação estadual, quando completam 75 anos de idade, os servidores devem se aposentar compulsoriamente, o que foi o caso do Sr. Paulo, como é conhecido no órgão.

Trajetória

O servidor iniciou sua trajetória no Ipem-MG em maio de 2005. Na época ele atuava como porteiro na sede do órgão pela Minas Gerais Administração e Serviços (MGS) e, em 2009, foi aprovado no concurso público realizado pelo Instituto em 2006.

Paulo prestou o concurso com 56 anos e a posse, como Agente Fiscal de Gestão, Metrologia e Qualidade, ocorreu faltando poucos meses para ele completar o 60º aniversário.

Já a lotação como servidor efetivo do Ipem-MG foi iniciada na Regional Curvelo, onde permaneceu até 2016. Posteriormente, solicitou transferência para a sede, em Contagem, na qual teve a oportunidade de atuar por três anos na Gerência de Produtos Pré-Medidos, e quatro na Gerência de Laboratórios (GLAB).

Sr. Paulo recebe agradecimentos da diretoria do Ipem-MG. Foto: Divulgação / Ipem-MG

Saudades

O servidor contou que sempre gostou do serviço executado no Ipem-MG e sentirá saudades das atividades profissionais e dos amigos do órgão.

Fui feliz trabalhando no órgão, principalmente na GLAB, junto ao Sr. Campelo e demais colegas. Me orgulhava muito nas atividades do Instituto”, afirmou emocionado.

“A dedicação do mestre Paulo, forma como eu o chamava no setor, é uma marca que ficará em todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo e trabalhar ao seu lado”, declarou o gerente de Laboratórios, Marcelo Campello.

Marcelo, que liderou o Paulo durante sua jornada na GLAB, afirmou que tem orgulho de ter trabalhado com ele, que é um profissional proativo e responsável quanto às atividades designadas. “Trata-se de uma pessoa culta e com uma visão de mundo fantástica, além de ser um cara otimista e humano”, afirmou.

A diretoria do Ipem-MG agradece em nome de todos os colaboradores os exatos 19 anos de aprendizado e lição de vida deixados pelo servidor, que agora aproveitará essa nova fase, a da aposentadoria.

Confira algumas considerações dos colegas do Ipem-MG ao Sr. Paulo:

“Servidor extremamente proativo, parceiro, organizado, determinado e resiliente. Nunca reclamava de nada e estava sempre disposto a enfrentar os desafios impostos pela função de Agente Fiscal. Foi muito gratificante e uma alegria ter tido a oportunidade de trabalhar com ele.” (Érika Letícia Guimarães - Gabinete do Ipem-MG)

“Sr. Paulo foi um servidor público que, independente da idade, realizou atividades metrológicas com presteza e competência, sendo um exemplo de que longevidade não é sinônimo de inatividade.” (Luiz Fernando Cuareli - Gerência de Laboratórios)

“Pouco tempo que trabalhamos juntos, e muitas lembranças permanecerão. Uma pessoa dedicada, culta, prestativa e com tantas outras qualidades. Só tenho a agradecê-lo quanto à acolhida e os ensinamentos. Ficará a saudade do " tudo ótimo" quando eu o cumprimentava com um bom dia. Desejo ao Sr. Paulo tudo de bom sempre”. (Renata Santos - Gerência de Laboratórios)