O diretor-geral do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG), Francisco José da Fonseca, participou do painel da Rede Metrológica de Minas Gerais (RMMG) - “A Metrologia e às exigências legais a favor da indústria e do cidadão” - nessa quinta-feira (11/04).
O evento faz parte do Imersão Indústria 2024, promovido pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), ocorrido de 10 a 12 de abril, no Minascentro, em Belo Horizonte.
Durante o encontro, Francisco falou da importância das atividades executadas pelo Ipem-MG em todo o Estado de Minas Gerais. Segundo ele, o objetivo do Instituto é regular o mercado para combater a concorrência desleal entre indústrias, fornecedores e ao atuar na defesa do consumidor.
“Somos um órgão delegado do Inmetro, e nosso foco é garantir que a indústria, por exemplo, ao comprar uma tonelada de determinado suprimento de um fornecedor receba realmente uma tonelada, e não 900 kg. E também que o consumidor, ao comprar 5 kg de arroz receba 5 kg e não 4,5 kg. Desta maneira combatemos a concorrência desleal e atuamos para uma concorrência de mercado mais justa”, explicou o diretor-geral.
Atuação do Ipem-MG
Ao ser indagado sobre a atuação do Ipem-MG em relação às multas aplicadas, o dirigente esclareceu que o órgão não deseja multar ninguém, e que a maior parte da receita é proveniente da prestação de serviços metrológicos e da avaliação da conformidade, e não de multas.
“Em 2022, por exemplo, 90,6% da receita foi de serviços e 9,4% de multas. Já no ano passado (2023), 92% foi de serviços e 7,8% de multas,” declarou.
Conforme esclareceu Francisco, essa redução se deve ao trabalho pedagógico que o órgão vem realizando ao longo dos anos com diversos setores da economia, a exemplo o setor varejista, supermercadista, revendedores de combustíveis, dentre outros.
Entretanto, o diretor-geral do Ipem-MG também fez questão de destacar que “o órgão continuará a ser rigoroso na aplicação de multas para aqueles que agem com dolo, ou seja, de má-fé”, garantiu.
Painel
O painel também contou com a participação do diretor de Metrologia Legal do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Marcelo Morais, do diretor da Rede Metrológica do Estado de São Paulo (REMESP), Celso Scaranello, e da Coordenadora da Qualidade do Centro de Inovação e Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (CIT SENAI), Marina Viana.
O Imersão Indústria
Criado em 2022, o Imersão Indústria tem o objetivo de fomentar o networking entre os participantes e conectar o público com os maiores especialistas de mercado.
Neste ano, o Imersão evidenciou o conceito “Impulsionar inovação. Impactar o futuro”. Ao todo, foram mais de 50 palestras e painéis simultâneos, com a participação de profissionais importantes e influentes que abordaram temas como energia; meio ambiente; impactos tributários; ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa); inteligência artificial; gestão; e liderança.