O Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) ficou entre os três órgãos finalistas do 4º Prêmio Destaques do Controle, da Controladoria-Geral do Estado (CGE), na categoria Governança e Controle, subcategoria, Aprimoramento da gestão governamental e das políticas públicas.

Servidores do Ipem-MG recebendo menção honrosa no 4º Prêmio Destaques do Controle da CGE. Foto: Divulgação / CGE

A solenidade para entrega da menção honrosa ocorreu no Auditório JK, na Cidade Administrativa, sede do Governo Estadual, na quarta-feira (13/12/2023). Durante o evento, os servidores responsáveis pelo projeto “Controle Patrimonial QR Code. Controle patrimonial mais efetivo, utilizando da tecnologia a nosso favor”, Leonardo Marafeli e Helena Barbosa receberam menção honrosa na presença de diversas autoridades, como do diretor de Planejamento, Gestão e Finanças do Ipem-MG, Ivan Alves Soares, que estava representando o diretor-geral do órgão, Francisco José da Fonseca.

Projeto

Conforme explicou o ouvidor do Ipem-MG e um dos executores do projeto, Leonardo Marafeli, o Controle Patrimonial QR Code consiste em catalogar, em um banco de dados, todos os itens patrimoniais do Instituto durante o processo de inventário que é realizado anualmente.

“Por meio dessa tecnologia é possível fazer a leitura da plaqueta com o QR Code que foi afixada nos itens cadastrados, via computador ou celular. Com isso, é possível acessar todos os dados relativos daquele bem de maneira muito mais simplificada e assertiva, e sem utilizar papeis”, explicou Leonardo.

O Controlador-Geral do Estado, Rodrigo Fontenelle agradeceu os órgãos e entidades que participaram da 4º edição do Prêmio e o engajamento dos servidores. “Este ano atingimos o número recorde de inscritos no Prêmio e também foi o ano em que realizamos melhorias na iniciativa, modificando algumas categorias e modalidades da premiação. Nosso objetivo é aprimorar ainda mais os processos para a 5º edição”, declarou.

Na categoria “Governança e Controle”, modalidade “Aprimoramento da gestão governamental e das políticas públicas”, a Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais (AGE) levou o troféu com a iniciativa “Advocacia Dativa Eficiente: a Desburocratização do Pagamento como Mecanismo de Acesso à Justiça”.

Cerimônia do 4º Prêmio Destaques do Controle da CGE, na Cidade Administrativa. Foto: Divulgação / CGE

Participaram da entrega dos troféus o Controlador-Geral do Estado, Rodrigo Fontenelle; o presidente da Comissão Organizadora e auditor interno da CGE, Altair Fernandes; e os membros da comissão julgadora do Prêmio, Daniel de Sá Rodrigues, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, e, virtualmente, Edmar Moreira Camata, Secretário de Controle e Transparência do Espírito Santo e Henrique Ziller, Secretário Chefe da Controladoria-Geral do Estado de Goiás.