A diretoria do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) apresentou os resultados das principais ações realizadas pelo órgão ao longo de 2023, durante a 3ª Reunião Gerencial. O encontro contou com a presença de todos os gerentes e coordenadores de unidades do órgão e foi realizado nesta quarta-feira (06/12), na sede do Instituto, em Contagem.
Segundo o diretor-geral do Ipem-MG, Francisco José da Fonseca, a dedicação dos servidores foi fundamental para o alcance dos resultados planejados para o ano. O dirigente afirmou que os servidores conseguiram cumprir com as metas pactuadas junto ao Inmetro, mesmo diante dos desafios enfrentados.
Na sequência, Fonseca destacou que para 2024 a expectativa é que o Ipem-MG consiga realizar um concurso público para repor a força de trabalho do Instituo, bem como que o órgão continue crescendo e sendo referência na área da metrologia e qualidade no estado e em todo o país.
Posteriormente, os servidores participaram de um bate-papo sobre a utilização de veículos oficiais e recebimento de diárias, com os servidores da Superintendência Central de Logística da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), José Augusto Moreira e Mario Dias. Como os servidores do Ipem-MG trabalham verificando e fiscalizando diversos estabelecimentos em todos os 853 municípios do estado, puderam esclarecer as principais dúvidas sobre a utilização desse assunto, necessárias para a execução das atividades de metrologia e qualidade.
Clima organizacional
No período da tarde, a diretoria do Ipem-MG apresentou o resultado da Pesquisa de Clima Organizacional do Ipem-MG, realizada de maneira anônima com os colaboradores, no período de 16 a 31 de outubro de 2023, e que contou com 103 respostas.
Dentre os principais eixos avaliados, como Aspectos Gerais, Ambiente de Trabalho, Recursos e Infraestrutura, e sugestões de melhorias, a pesquisa revelou um bom nível de satisfação dos colaboradores com o órgão.
Na apresentação, a chefe de gabinete do Ipem-MG, Érika Guimarães, destacou que apesar de todos os problemas enfrentados pelo Ipem-MG e, que, muitas vezes ultrapassam a competência de resolução dos dirigentes, uma vez que dependem da aprovação do Governo do Estado e Inmetro, a diretoria ficou satisfeita com os resultados colhidos.
“Os dados mostram que a maior parte dos colaboradores estão comprometidos, motivados e engajados com a missão e visão do Instituto”, comentou Érika.
Vale ressaltar que a diretoria do Ipem-MG continuará empenhada para melhorar as questões registradas pelos colaboradores na pesquisa.