Técnicos da Gerência de Laboratórios do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) calibraram diversos pesos-padrão de 1 mg a 10 kg utilizados nas atividades de fiscalização das equipes do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo (Ipem-ES).

Segundo o Vocabulário Internacional de Metrologia (VIM 2012), a calibração, numa primeira etapa, é a operação que estabelece, sob condições especificadas, a relação entre os valores e as incertezas de medição fornecidos por padrões e as indicações correspondentes com as incertezas associadas. Já na segunda etapa, utiliza estas informações para estabelecer a relação do resultado de medição, a partir de uma indicação.

Ipem-MG realizando calibração dos pesos-padrão. Foto: Fernanda Toussaint / Ipem-MG

Portanto, para exemplificar melhor, a calibração consiste em comparar um objeto, no caso o peso-padrão do Ipem-ES, a uma referência certificada, para que possa ser estabelecida a diferença entre ambos. O processo de calibração é tão complexo e minucioso que até o vento e as impurezas podem influenciar no resultado.

Para que isso não ocorra, os laboratórios contam com isolamento de ambiente para que no momento da medição só permaneçam os metrologistas envolvidos, minimizando, assim, qualquer efeito indesejado na calibração.

Conforme explica o servidor da Gerência de Laboratórios do Ipem-MG, Wady Elias Alves Allam, para serem submetidos à calibração, primeiramente os pesos-padrão são limpos e climatizados para que sua temperatura seja estabilizada. Posteriormente, o Ipem-MG emite um certificado relatando os resultados da calibração.

A calibração dos pesos-padrão fornece mais confiabilidade ao resultado apresentado nas balanças, o que possibilita mais segurança nas relações de consumo. Sem esse procedimento não seria possível garantir se o valor indicado na balança estaria de acordo com o padrão de massa (quilograma) certificado pela Rede Brasileira de Calibração (RBC).

Cabe destacar que a Gerência de Laboratórios do Ipem-MG é acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para realizar a calibração de balanças de até 100 kg e calibração de pesos-padrão de 1 mg a 20 kg.