O diretor de Metrologia e Qualidade, Luiz Marcelo Scalioni, e o gerente de Avaliação da Conformidade, Leonardo de Souza Dias, representaram o Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) durante reunião técnica realizada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), nos dias 24 e 25 de outubro, em Xerém/RJ.
No primeiro dia, o tema central foi a Metrologia Legal, com um ciclo de palestras e painéis. Temas como mercadorias pré-medidas, etilômetros, bomba medidora e pagamento de taxas foram alguns dos painéis abordados no evento por especialistas da Diretoria de Metrologia Legal (Dimel-Inmetro).
“O sistema Inmetro funciona há 50 anos com a Rede, e o seu fortalecimento é da mais alta importância, pois ainda temos muito a fazer pelo país. Queremos cada vez mais trazer o conhecimento da rede para trabalharmos uma regulamentação mais próxima possível da realidade”, comentou o diretor da Dimel, Antonio Pancieri, após apresentação de um vídeo institucional.
Já no segundo dia, o ponto focal foi Avaliação da Conformidade, com uma programação técnica que abordou temas como taxas de cobrança, revisão de portarias, regulamentação e registros de objetos, entre outros. Com a ‘casa cheia’, o diretor de Avaliação da Conformidade, Oswaldo Alves Ferreira, deu as boas-vindas e apresentou a programação, destacando a importância do encontro.
“Estamos reestruturando processos e fluxos e o intercâmbio com as redes é fundamental. A intenção desse evento é que o Inmetro e a Rede sejam, de novo, um corpo só”, comentou.
Segundo Luiz Marcelo, esse encontro foi crucial para conhecer os dirigentes que estão a frente de cada setor e divisão do Inmetro, bem como iniciar as discussões técnicas referentes aos instrumentos, produtos e serviços que são fiscalizados pela RBMLQ-I.
Ipem-MG
O Ipem-MG é um órgão delegado do Inmetro e vinculado à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). Executa serviços essenciais para a concorrência justa do mercado de consumo mineiro e nacional, bem como na proteção ao cidadão em suas relações de consumo.
Dentre os serviços e produtos verificados e fiscalizados pelo Ipem-MG estão os postos de combustíveis; produtos pré-medidos, que são aqueles embalados sem a presença do consumidor, como os itens da cesta básica; veículos transportadores de cargas perigosas (combustíveis, ácidos); produtos de certificação compulsória (brinquedos, pneus, termômetros), entre outros.