Postos de combustíveis do município de Formiga, localizado na região Centro Oeste de Minas, foram alvo de Operação Especial do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG), nesta terça-feira (26/09). A ação foi realizada em conjuntou com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Ministério Público de Minas Gerais (PMMG) e Secretaria de Estado de Fazenda (SEF-MG).

A gerente da Regional do Ipem-MG Divinópolis, Caroline Lacerda, explicou que o Ipem-MG confere se a quantidade de combustível que sai da bomba corresponde realmente com a litragem entregue ao consumidor. “Também certificamos o estado de conservação do equipamento (mangueiras, painéis e bicos das bombas), normas técnicas vigentes, dentre outros fatores”, esclareceu.

Fiscalização em posto de combustível em Formiga. Foto: Divulgação / Ipem-MG

Lacerda também orientou que antes de iniciar o abastecimento, a população deve observar se o valor de litros e o total a pagar encontram-se zerados no painel, conferir o valor do preço por litro e a existência do lacre do Inmetro na bomba medidora, além de acompanhar o trabalho do frentista em todo o procedimento. Segundo ela, a sociedade ainda pode comprovar o valor final a pagar multiplicando o preço por litro, pela quantidade de litros fornecida pelo equipamento.

Cabe destacar que, caso haja desconfiança do consumidor no momento do abastecimento de gasolina, álcool ou diesel, ele também pode solicitar ao posto que realize um teste. Nesses estabelecimentos existem medidores de volume de 20 litros capazes de comprovar se a quantidade marcada pela bomba medidora está correta.

Durante a operação, a ANP verificou se o combustível apresentava às especificações de qualidade, ou seja, não foi adulterado. Por sua vez, a Secretaria de estado de Fazenda (SEF-MG) averiguou se os combustíveis estavam sendo comercializados com nota ou cupom fiscal. Já o MPMG certificou se havia preços abusivos em relação aos combustíveis comercializados nos postos da cidade, para a proteção do consumidor.

Canal de Ouvidoria

O cidadão que desconfiar ou encontrar irregularidades em algum posto pode registrar o fato na Ouvidoria do Ipem-MG, por meio do fale conosco presente no site do Instituto, no telefone 08000 335 335 ou pelo endereço eletrônico ouvidoria@ipem.mg.gov.br.