Sempre bem-vinda, a semana das crianças é constantemente motivo de festa e alegria para a criançada e, junto dela, a oferta de produtos infantis como bonecas, jogos e brinquedos para a garotada se divertir tende a aumentar.
Nesse sentido, com o intuito de restringir a venda de produtos irregulares, o Instituto de Metrologia e Qualidade de Minas (IPEM-MG) realiza, durante o mês de outubro, a Operação Especial Dia das Crianças. Durante a operação, fiscais do instituto percorrerem o comércio e verificaram se brinquedos, bicicletas, dispositivos de retenção para crianças e berços infantis apresentam o selo de avaliação da conformidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Jéssica Marreiro, mãe do pequeno Bryan, 4 anos, contou que a primeira observação que faz antes de comprar um brinquedo é se o mesmo contêm o selo do Inmetro. “Além do selo, confiro a identificação da faixa etária do produto, pois ela também é importante para a segurança do meu filho”, destacou.
Segundo a diretora da Qualidade de Bens e Produtos do Ipem-MG, Adriane Lacerda Barbato, a operação ocorre em todo o Estado de Minas Gerais e caso sejam encontrados no mercado produtos irregulares, os mesmos são apreendidos e o fabricante notificado. “É fundamental que as pessoas só comprem brinquedos em estabelecimentos formais e exijam sempre a nota fiscal”.
A multa pode variar de R$ 100 a 1,5 milhão, após conclusão do processo administrativo. Vale lembrar que o consumidor que suspeitar de qualquer irregularidade no produto, pode relatar o ocorrido na Ouvidoria do Ipem-MG (08000 335 335).