Equipe da diretoria do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas (Ipem-MG) concedeu palestra aos alunos do curso de Gestão da Qualidade do Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH), nessa quinta-feira (03), no campus Antônio Carlos.

O chefe de gabinete do Instituto, Paulo Horta, explicou sobre os princípios e conceitos da Metrologia Científica, Metrologia Legal e Avaliação da Qualidade e Conformidade, áreas estas que estão intimamente relacionadas à graduação que os estudantes cursam.

Alunos durante palestra ministrada por gestores do Ipem-MG. Foto: Divulgação / Ipem-MG

“O Instituto é responsável pela fiscalização, verificação e execução das políticas de Metrologia Legal. As bombas medidoras de combustíveis líquidos, os instrumentos de pesar e medir, taxímetros, produtos embalados e medidos sem a presença do consumidor (pré-medidos), dentre outros, são verificados pelo órgão”, esclareceu.

Para a professora Cristiane Bastos, a palestra permitiu ampliar a visão desses universitários no campo desta ciência. Ainda de acordo com ela, por se tratar de uma graduação tecnológica, que busca oferecer competências mais específicas e com um foco mais voltado às demandas do mercado, é fundamental estreitar os laços entre teoria e prática.