O Instituto de Pesos e Medidas de Minas Gerais- IPEM/MG comemora saldo positivo na realização de suas atividades em 2008. Em vias de inaugurar o primeiro posto de cronotacógrafo de Minas Gerais, o Instituto ainda comemora o resultado que obteve na pesquisa de satisfação do consumidor, quanto ao atendimento feito com as bombas medidoras de combustíveis. A pesquisa realizada pelo Instituto Cândido Mendes no mês de junho, mostrou que o trabalho executado pelo IPEM/MG obteve nota aproximada a 96%, enquanto a nacional ficou na casa dos 95% em média.

Outra boa notícia na visão do diretor geral, Tadeu Mendonça foi conseguir reduzir o número de aplicação de multas de 35% para 15% em Minas Gerais. Ele salienta que trabalhando com o sistema educar para melhorar o atendimento, o fabricante tem tido a chance de saber mais sobre as conformidades e desconformidades e suas responsabilidades sociais quando dispõe de um produto para a sociedade. Neste contexto, o IPEM/MG tem aos poucos, adotado a estratégia de promover a educação consciente, sobre a fiscalização em toda sua área de atuação.

Segundo a gerente de Metrologia para produtos pré-medidos do Instituto, Ângela Araújo, às vezes as desconformidades são mínimas, mas interfere na aprovação de sua circulação no mercado. Alguns produtos, apresentados nas diversas prateleiras de supermercados vêm com indicação errada em seu rótulo, e cabe ao IPEM/MG, órgão delegado do INMETRO fazer a fiscalização e garantir que o consumidor final não seja lesado. Algumas desconformidades constantes são: encontrar produtos pré-medidos, aqueles medidos e pesados longe da vista do consumidor, quando indica quilo/grama com KG, quando o certo é kg, sem contar aqueles produtos com doces em calda, azeitona, onde deve estar especificado no rótulo o peso do produto drenado e o líquido que há naquela embalagem.

Como o Brasil caminha para se tornar apto para exportar diversos produtos, a fiscalização certifica a condição qualitativa tanto na área de meio ambiente, segurança, como a da saúde do consumidor.

Metrologia legal

Há que lembrar das fiscalizações realizadas com sucesso nos taxímetros que muito asseguram o cliente na hora de usar os serviços dos taxistas que cobram pelo serviço prestado, baseando- se, no aparelho medidor de distância, o taxímetro.

Outro trabalho que vai se intensificar em 2009 será a fiscalização e verificação dos aparelhos de medir pressão arterial, o esfigmomanômetro. Conforme a metrologista, Rosângela Braick, alguns hospitais tais como o Life Center, FHEMIG e futuramente a Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte estão em contato com o Instituto para que todos os esfgmomanômetros recebam a verificação correta e necessária ao bem estar do cidadão mineiro. O resultado de uma pressão arterial medida erroneamente pode causar transtornos à saúde de qualquer cidadão. Portanto, esta será umas das atividades a serem intensificadas no próximo ano.

Novas parcerias também devem surgir, inclusive, com órgãos que regem as leis de trânsito como Detran entre outros. Por enquanto, as negociações estão tramitando.

Telecentros

Também está previsto para 2009, a construção de seis telecentros, que serão instalados na sede do IPEM, em Contagem, e nas regionais de Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberlândia, Governador Valadares e Varginha.

A instalação das salas de videoconferência vai de encontro ao projeto dos governos federal, municipal e estadual, que privilegia a inclusão digital e a capacitação profissional através do ensino à distância. Em Minas Gerais, por exemplo, já existem sessenta Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT´s) em funcionamento, coordenados pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que oferecem cursos de informática, competências comportamentais e gerenciais.

Após a instalação dos telecentros pelo INMETRO, será oferecido, em um segundo momento, o Curso de Especialização em Metrologia Legal, similar ao mestrado, com duração de dois anos. De acordo com Tadeu Mendonça, o objetivo é suprir as necessidades do mercado por profissionais especializados em Metrologia e oferecer treinamento constante aos servidores. Além dos próprios servidores, o curso será oferecido a todo o mercado, especialmente aos profissionais das áreas de Engenharia e Física. A idéia é que o curso de especialização seja oferecido por meio de aulas semi-presenciais, através de videoconferências realizadas na sede e regionais do Instituto. A estrutura dos CVT´s também poderá ser utilizada para as aulas e treinamento.