Ipem/MG consegue reduzir o número de multas de 35% para 15% em Minas Gerais. Trabalhando com o sistema educar para melhorar o atendimento, o fabricante tem tido a chance de saber mais sobre as conformidades e desconformidades e suas responsabilidades sociais quando dispõe de um produto para a sociedade. Neste contexto, o IPEM/MG tem aos poucos adotado a estratégia de promover a educação consciente sobre a fiscalização em toda sua área de atuação.
Segundo a gerente de Metrologia para produtos pré-medidos do Instituto, Ângela Araújo, às vezes as desconformidades são míninas, mas interfere na aprovação de sua circulação no mercado. Alguns produtos, apresentados nas diversas prateleiras de supermercados vêm com indicação errada em seu rótulo, e cabe ao IPEM/MG, órgão delegado do INMETRO fazer a fiscalização e garantir que o consumidor final não seja lesado. Algumas desconformidades constantes são: encontrar produtos pré-medidos, aqueles medidos e pesados longe da vista do consumidor, quando indica quilo/grama com KG, quando o certo é kg, sem contar aqueles produtos com doces em calda, azeitona onde deve estar especificado no rótulo o peso do produto drenado e o líquido que há naquela embalagem.
Também comum encontrar rolos de papel higiênico com quantidade menor. O IPEM/MG da a dica de na hora das compras o consumidor opte por pagar um pouquinho mais por um produto que tenham todas as descrições corretas e com melhor qualidade. Afinal, o barato, muitas vezes pode sair caro.
Como o Brasil caminha para se tornar apto para exportar diversos produtos, a fiscalização certifica a condição qualitativa tanto na área de meio ambiente, segurança, como a da saúde do consumidor.