O Instituto de Pesos e Medidas de Minas Gerais realiza amanhã (dia 10), a partir das 10:00h, no galpão da ASMARE (Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reciclável) a destruição de produtos apreendidos em fiscalizações realizadas em Belo Horizonte e no interior do Estado.

Segundo o gerente de Fiscalização e Verificação Compulsória, Raimundo Mendes, a grande maioria dos produtos foi apreendida por não apresentar a certificação do sistema INMETRO. O Brasil possui mais de setenta produtos de certificação obrigatória – pneus, preservativos, mamadeiras, brinquedos, entre outros. Durante o processo de certificação, são realizados exames que atestam a qualidade do produto em relação à saúde, segurança e meio ambiente.

Amanhã, serão destruídos 2.275 brinquedos, 1.425 dispositivos elétricos (interruptores, tomadas, disjuntores, fusíveis, luminárias), 4.874 preservativos masculinos, 211 extintores de incêndio, 51 mamadeiras, etc. A destruição pode ser acompanhada por jornalistas.

De acordo com Raimundo, os produtos foram apreendidos em fiscalizações realizadas em todo o mercado lojista. Inicialmente, a apreensão é feita de forma cautelar e somente após a apreensão definitiva, o IPEM pode realizar a destruição ou doação dos produtos não-conformes.

Destruição de produtos apreendidos pelo IPEM/MG:
Local: ASMARE (Rua Ituiutaba, 460 – Prado)
Data: 10/06/2007 (terça-feira)
Horário: A partir das 10:00h