Entre os dias 18 de fevereiro e 12 de março de março, o Instituto de Pesos e Medidas de Minas Gerais (IPEM/MG) realiza a aferição periódica de taxímetros de 6.119 veículos de Belo Horizonte, segundo dados da BH Trans, além dos veículos licenciados nos municípios de Ribeirão das Neves, Ibirité e Contagem. Apesar de nesse ano não ter havido reajuste tarifário, a aferição tem como objetivo garantir maior confiabilidade no serviço prestado aos usuários.

O diretor-geral do IPEM, Tadeu Mendonça informa que em apenas 18 dias úteis todos os veículos serão fiscalizados. “Queremos oferecer rapidez e conforto para os taxistas, pois sabemos que seu tempo é muito importante. Nossa equipe estará trabalhando de segunda à sexta-feira, de 08:00 às 16:00hs, sem intervalos durante o horário de almoço”, afirma.

Para realizar a verificação, o taxista ou permissionário de Belo Horizonte, Ibirité e Ribeirão das Neves deve comparecer à regional do Ipem em Belo Horizonte (Rua Jacuí, 3921 – Bairro Ipiranga), e apresentar o certificado do veículo (CRLV), além do último certificado de verificação metrológica. Ele deve observar o número final de sua placa: na 1ª semana (18/02 a 22/02) serão atendidos os carros com placas de final 1, 2 e 3; na 2ª semana (25/02 a 29/02), as placas de final 4, 5 e 6 e na última semana (03/03 a 07/03) os veículos com placas de final 7, 8, 9 e 0. Nos dias 10, 11 e 12 de março serão atendidos exclusivamente os veículos licenciados em Contagem, na sede do Instituto (Rua Cristiano França Teixeira Guimarães, 80 - Cinco).

Tadeu Mendonça lembra que o procedimento é bastante simples e obedece à seguinte ordem: após comparecer ao IPEM, onde é realizada uma vistoria do veículo, o taxista recebe a GRU anual e obrigatória (R$ 30,00), para pagamento à vista. Em seguida, o taxista deve se dirigir à via 240, no bairro Aarão Reis, onde são verificados os quilômetros rodados e o valor cobrado, nas bandeiras 1 e 2. Se não houver nenhuma reprovação, o taxista retorna à rua Jacuí para receber o Certificado de Verificação 2008.

Penalidades

Segundo a gerente da regional de Belo Horizonte, Rosângela Braick, o não comparecimento sujeita o taxista ou permissionário às penalidades dos artigos 8º e 9º da Lei 9933/99 e, no que couber, na Resolução 11/88 Conmetro. “O proprietário que não puder se apresentar no prazo estabelecimento, deve protocolar justificativa na regional do Ipem, anexando prova do impedimento alegado”, destaca. Rosângela lembra ainda que o permissionário que não possuir o certificado da última verificação metrológica, deverá pagar pela segunda via do documento.

No ano passado, foram verificados 6.280 veículos em vinte dias úteis. De acordo com Rosângela, 74 veículos receberam autuação em 2007. Foram encontradas as seguintes irregularidades: selo do taxímetro violado, troca de pneu sem autorização, selo da caixa de redução rompido, comparecimento para a mudança de tarifa dentro do prazo pré-estabelecido, além da localização do taxímetro em local de difícil visualização pelo usuário. “Queremos conscientizar a população da importância desse trabalho, já que ele como objetivo garantir que o usuário pague exatamente o valor da distância percorrida”, conclui a gerente da regional.

Cronograma de verificação para Belo Horizonte, Ribeirão das Neves e Ibirité

Final de placa
Data
1, 2 e 3
18/02 a 22/02
4, 5, 6
25/02 a 29/02
7, 8, 9 e 0 
03/03 a 07/03

Cronograma de verificação para Contagem

Todas as placas
Data
10, 11 e 12 de março

Serviço: Verificação de taxímetros
Data: 18 de fevereiro a 12 de março
Horário: 08:00 às 16:00 horas
Valor da GRU (Guia de Recolhimento da União): R$ 30,00
Local: Regional IPEM - Rua Jacuí, 3921 - Bairro Ipiranga (para veículos de Belo Horizonte, Ibirité e Ribeirão das Neves).

Sede do Ipem em Contagem - Rua Cristiano França Teixeira Guimarães, 80 - Cinco (para veículos de Contagem)