Neste ano, mais de 580 modelos de veículos, de 36 marcas, participaram da 7ª Edição do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que mostra quais são os carros mais econômicos comercializados no Brasil.
Para realizar o levantamento, os veículos são submetidos a vários testes em laboratório para, posteriormente, receberem a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE), que varia de “A” (mais eficiente, representado pela cor verde) até “E” (menos eficientes, representado pela cor vermelha). A classificação da etiqueta leva em consideração a autonomia do veículo em km por litro de combustível na cidade e na estrada, além da emissão de gás carbônico (CO2) e gases poluentes emitidos por quilometro rodado.
Como a adesão ao PBEV é voluntária, neste ano houve um aumento 18,4%, em relação ao ano de 2014, dos fabricantes e importadores que aderiram ao programa. Os testes também revelaram que o consumo de combustível dos veículos subcompactos nota ‘A’ está 10% mais eficiente em relação a 2014.
Confira aqui a lista completa PBEV de 2015.