O Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) realiza, de 22 a 30 de abril, a Operação Especial Dia das Mães. Durante a operação os fiscais verificam se os diversos tipos de artigos têxteis feminino, que engloba desde lingeries até moda festa, estão sendo comercializados de acordo com o regulamento técnico do Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).  

Conforme explica o gerente de Fiscalização e Verificação Compulsória do Ipem-MG, Raimundo Mendes, os produtos têxteis só podem ser vendidos se estiverem etiquetados. Nesta devem constar informações com o nome e CNPJ do fabricante, país de origem, composição do tecido, tratamento e cuidados para conservação do produto. “A etiqueta apresenta as características da peça e evita que o consumidor corra o risco de adquirir bens que possam lhe trazer prejuízos, como no caso de comprar itens nos quais seja alérgico. Para confirmar se o tipo de tecido foi informado corretamente pelo fabricante, encaminhamos as amostras da mercadoria aos laboratórios credenciados pelo Inmetro”, explica.

Raimundo ainda esclarece que como os artigos têxteis não são certificados, e sim regulamentados, eles não precisam apresentar o selo do Inmetro.

Cabe destacar que esse tipo de fiscalização acontece durante todo o ano, sendo intensificada nessa época, já que o Dia das Mães é considerado a segunda data mais importante para o comércio varejista, perdendo apenas para o Natal. Entretanto, o consumidor que encontrar ou suspeitar de alguma irregularidade nos produtos pode relatar o ocorrido na Ouvidoria do Ipem-MG, por meio do telefone 08000 335 335 ou através do site: www.ipem.mg.gov.br.

 A etiqueta contendo informações do produto é obrigatória em toda peça têxtil.  Foto: Fernanda Toussaint / Ipem-MG