Mais de 90% dos produtos fiscalizados durante a Operação Especial de Páscoa foram aprovados pelo Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG). A ação, que o ocorreu do dia 1º a 31 de março, teve como objetivo verificar se os ovos com brinquedos foram certificados no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da conformidade (SBAC) e confirmar se o peso indicado na embalagem correspondeu ao valor real do artigo.

Nessa operação houve o aumento de 19,7% na conformidade do bacalhau e 5% dos chocolates, em relação a 2014. No ano passado, a aprovação do bacalhau foi de 70,3%, subindo para 90% neste ano. Os ovos de páscoa tiveram 95% de aprovação e os chocolates (barras, bombons) chegaram a 100% de conformidade, contra 95% no ano anterior.  Outros produtos que tiveram 100% de aprovação foram os brinquedos e os bolos pascais.

Para a gerente de Metrologia para Produtos Pré-medidos do Ipem-MG, Ângela Araújo, os dados dessa fiscalização demonstram que cada vez mais os fabricantes e comerciantes estão preocupados em atender as recomendações do Inmetro. “Esse índice de aprovação beneficia a todos nós enquanto cidadãos”, afirma. 

Cabe destacar que todos os brinquedos vendidos no Brasil só podem ser comercializados se estiverem com o selo do Inmetro. Quanto os produtos pré-medidos (embalados e medidos sem a presença do consumidor), a pessoa que se sentir lesada em relação ao quantitativo do peso pode denunciar na Ouvidoria do Ipem-MG, pelo 08000 335 335. 

Brinquedos importados também precisam do selo de algum organismo certificador no qual o Brasil seja parceiro, como a Comunidade Europeia (CE).  Foto: Divulgação / Ipem-MG