As contas do exercício de 2022 do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) foram aprovadas, nessa quarta-feira (22/03), pelo Conselho de Administração do Instituto, para serem enviadas ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG). A reunião, realizada em plataforma online, foi conduzida pelo diretor-geral do Ipem-MG e secretário executivo do conselho, Francisco José da Fonseca.

Diretoria do Ipem-MG durante reunião de prestação de contas. Foto: Divulgação / Ipem-MG

Conforme Francisco, o Instituto está presente em 99% do território mineiro, por meio de suas oito unidades regionais (Belo Horizonte, Caratinga, Curvelo, Divinópolis, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberlândia e Varginha) e quatro Postos Avançados de Verificação (Governador Valadares, Passos, Pouso Alegre e Uberaba).

O diretor ainda destacou que em 2022 todas as metas foram atingidas, e que o foco principal do Ipem-MG é que a fiscalização seja realizada de maneira educativa. Esta realidade, segundo Francisco, pode ser vista nos números, em que a maior parte da receita do órgão vem da prestação de serviços, ou seja, verificações, e não das multas, que vem caindo ano após ano.

“Mesmo diante de todas as dificuldades enfrentadas em 2022, devido ao contingenciamento orçamentário, conseguimos um superávit de R$ 138.808,67, em razão da administração realizada. Com o esforço de todos os colaboradores e diretoria, foi possível reduzir as despesas do órgão, mesmo diante do aumento de custos do mercado”, afirmou Fonseca.

Ao finalizar a apresentação, o dirigente máximo do Ipem-MG ainda lembrou que o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), aprovou, sem ressalvas, a prestação de contas do Ipem-MG do exercício de 2022.

Importância das ações

Os membros do Conselho de Administração do Ipem-MG, presentes na reunião, destacaram a importância das ações realizadas pelo órgão em 2022.

Quero ressaltar a importância do trabalho que o Instituto executa no Estado de Minas Gerais e Brasil, uma vez que as pessoas só conhecem o que é possível medir por meio do trabalho que o Ipem-MG faz”, disse o representante do Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), presente na reunião, Carlos Guedes.

O representante do Inmetro, Valmir Sant'Anna, também parabenizou o Ipem-MG e disse que ficou feliz com os resultados positivos alcançados. Já o representante da ACMinas, Carlos Alberto, declarou que só escuta falar bem do Instituto e dos trabalhadores do órgão, devido ao comprometimento que possuem na execução da política pública de Metrologia e Qualidade.