O Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado (Ipem-MG) recebeu o certificado do Programa Ambientação, por ter alcançado todas as metas na área de gestão de resíduos no ano de 2022. O anúncio foi realizado durante o 13º Fórum Interinstitucional Ambientação (FIA), nessa segunda-feira (20/03), na Cidade Administrativa, sede do governo mineiro.

A servidora e representante da comissão setorial do programa no órgão, Ângela Cadette, destacou que o resultado é reflexo da colaboração diária de todos os colegas do Ipem-MG. “Fazemos este trabalho com muito prazer. Com isso, estamos ajudando tanto o meio ambiente quanto outras pessoas que dependem desses resíduos como forma de renda”.

Comissão setorial em evento do Programa Ambientação. Foto: Divulgação / Ipem-MG

Representando o diretor-geral do Ipem-MG, Francisco José da Fonseca, o diretor de Planejamento, Gestão e Finanças do Instituto, Ivan Alves Soares, que estava presente no evento, retransmitiu os agradecimentos em nome do dirigente máximo a equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semad) e servidores do Instituto por esta ação coletiva, a qual a ajuda de cada colaborador foi fundamental para alcançar este resultado.

“A grande dificuldade é mudar o comportamento das pessoas. Entretanto, os indicadores do programa mostram que fomos vitoriosos neste sentido, e vamos continuar nossa luta, por esta causa tão importante,” afirmou.

Programa Ambientação

O Ipem-MG desenvolve o Programa Ambientação desde 2008. A comissão setorial na instituição é formada pelos funcionários: Ângela Cadette, José Carlos Lanna e Maria do Carmo Lara Araújo.

Vale lembrar que o Ambientação foi criado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM-MG) e tem como objetivo estimular os servidores a adotar práticas sustentáveis no ambiente da administração pública e a disseminar os conhecimentos aprendidos para um planeta mais verde.