Nesta segunda-feira (18/04), a diretoria do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) e servidores do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) alinharam ações para realizar a verificação de radares.

Para entrar em funcionamento, os radares precisam ser verificados obrigatoriamente pelo Ipem-MG. Para isso, os técnicos do Instituto passam com um veículo que possuiu um medidor de velocidade calibrado pelo Inmetro, em média cinco vezes, para comparar a velocidade fornecida pelo equipamento com a do veículo. De acordo com os dados registrados, com base nessa equiparação, o radar pode ser aprovado ou reprovado.

Servidores durante reunião na sede do Ipem-MG. Foto: Divulgação / Ipem-MG

Conforme explicou o diretor-geral do Ipem-MG, Luiz Carlos Siviero Farias, os radares possuem uma importante função no trânsito, pois ajudam a evitar os excessos de velocidade e, consequentemente, os acidentes causados a motoristas e pedestres.

“A verificação desses equipamentos deve ser realizada anualmente ou sempre que o radar passar por algum tipo de reparo”, explicou o diretor.

Cabe destacar que os motoristas só podem ser autuados por medidores de velocidade que tenham recebido a aprovação da verificação do Ipem-MG. Por este motivo, as autuações devem trazer o número do equipamento e a data da realização da última verificação junto ao Ipem.