Na quarta-feira, 23/11, representantes da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos e Arquivos do Ipem-MG participaram do II Fórum Estadual de Gestão de Documentos do Arquivo Público Mineiro, realizado no auditório Juscelino Kubitschek, na Cidade Administrativa, sede do Governo de Minas Gerais.

Copad 1

O Fórum teve como objetivo reunir todas as Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos de Arquivo (CPADs) dos órgãos/entidades do Estado de Minas Gerais para debater questões voltadas às atuações desses grupos sobre a adequada gestão de documentos na Administração Pública. O evento contou com palestras relacionadas à conservação de documentos, processamento técnico de acervos permanentes e gestão de documentos eletrônicos, além de um momento voltado para a troca experiências de CPAD’s.

De acordo com o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, (2005, p. 53), CPAD é “um grupo multidisciplinar encarregado da avaliação de documentos de um arquivo, responsável pela elaboração de tabela de temporalidade.”

No âmbito do Ipem-MG, a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos e Arquivos é responsável por proceder adaptações da Tabela de Temporalidade de Documentos. A Comissão orienta a aplicação da Tabela e o processo de seleção dos documentos assim como delibera sobre a revisão periódica no que se refere aos documentos relativos às atividades-meio. Também promove a avaliação dos documentos relativos às atividades-fim complementando a tabela básica e submetendo-a à aprovação da instituição arquivística pública, conforme Portaria Ipem-MG nº 67 de 19 de setembro de 2022.