A diretoria-geral do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) apresentou, nessa quinta-feira (03), em Contagem, os serviços que o Instituto executa nas áreas de Metrologia Legal e Qualidade para os representantes da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF). Durante o encontro, as duas instituições firmaram parceria para atuarem juntas na capacitação de jovens empreendedores.

Conforme explicou o diretor-geral do Instituto, Fernando Sette, a iniciativa pretende qualificar os estudantes por meio de cursos sobre a importância da atuação dos dois órgãos na sociedade.  “O Ipem e a Secretaria de Fazenda estão presentes em todas as áreas da nossa vida. É importante que os jovens entendam que o tributo é o viabilizador de qualquer política pública e que a base da tributação depende da medição”, afirmou.

Além da educação fiscal e metrologia, os alunos irão trabalhar temas sobre ética, orçamento familiar e transparência Foto: Lucas Gomes/Ipem-MG

A diretora da Divisão de Educação Fiscal da SEF, Maria Bernardete Dias, destacou que a parceria irá agregar muitos valores, uma vez que os estudantes terão a oportunidade de refletir sobre as diversas temáticas que podem contribuir para que eles entendam a atuação do Estado. “Queremos incentivar um jovem aprendiz mais participativo. Acredito que a informação gera conhecimento, que por sua vez suscita a mudança”.

Instituto de Metrologia

O Ipem-MG é uma instituição vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e um órgão delegado do Inmetro em Minas Gerais. Executa serviços essenciais na proteção ao cidadão em suas relações de consumo.

Além disso, exerce a verificação e a fiscalização de instrumentos de medição, tais como balança, taxímetros, bombas de combustíveis; produtos pré-medidos, têxteis, com certificação compulsória (brinquedos, pneus, preservativos); veículos transportadores de cargas perigosas (combustíveis, ácidos), entre outros.