A partir dessa segunda-feira (16/08), o Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) intensificou a fiscalização em dispensers de Gás Natural Veicular (GNV), nos Postos Revendedores em Minas Gerais. Já a partir do dia 20 de setembro, a atividade será reforçada junto às oficinas de manutenção desses equipamentos.

O objetivo da ação é conceder mais segurança aos empreendedores e consumidores durante o fornecimento deste combustível, bem como garantir que os equipamentos entreguem a quantidade correta do produto.

Segundo o diretor de Metrologia e Qualidade do Ipem-MG, Luiz Marcelo Scalioni, o funcionamento dos dispensers são similares às bombas de combustíveis convencionais. A diferença é que enquanto as bombas de gasolina, etanol e diesel exibem o resultado em litros, as de GNV atualmente podem mostrar os valores em metros cúbicos ou quilograma.

“Os postos revendedores de GNV deverão observar o valor da densidade do seu ponto de entrega, de acordo com o valor da densidade absoluta fornecida pela concessionária. A cada 15 dias essa densidade deverá ser atualizada nos dispensers dos postos, de modo a garantir que o consumidor sempre tenha a medição do GNV em um instrumento com as condições de referência mais atuais”, explica Scalioni.

Cabe destacar que a Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) já disponibiliza a densidade do gás para os postos revendedores de GNV, no Portal Cliente (Gasmig Atende), que pode ser acessado em servicos.gasmig.com.br

No entanto, para facilitar o processo e dar acesso a essa informação ao Ipem-MG e as empresas de manutenção, a Gasmig também disponibilizou uma página exclusiva para a consulta da densidade por ponto de entrega do gás natural no site da Companhia.

Encontro Técnico

No último dia 12, foi realizado o II Encontro Técnico Gasmig, Ipem-MG e Minaspetro, que também contou com a presença das empresas prestadoras de serviços em Sistemas de GNV. O encontro ocorreu em um posto da região Norte de Belo Horizonte, que conta com três dispensers, com dois bicos cada, para o abastecimento de GNV.

II Encontro Técnico Gasmig, Ipem-MG e Minaspetro. Foto: Divulgação / Ipem-MG

A finalidade da iniciativa foi treinar as equipes envolvidas a fim de reforçar os conceitos e a parte prática.

Atendimento

A Gasmig disponibilizará suporte técnico da sua equipe através do e-mail gnveconomizaporvoce@gasmig.com.br ou via WhatsApp (31) 9 9773-3886.

O Ipem-MG também receberá as dúvidas dos postos revendedores e consumidores de GNV no canal Fale Conosco, disponível no site www.ipem.mg.gov.br ou por meio do telefone 08000 335 335.

Por sua vez, o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Minas Gerais (Minaspetro) também comunicará a todos os postos revendedores de GNV associados, o passo a passo de como realizar a consulta da densidade no site da Gasmig.