O Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) obteve a renovação da acreditação do laboratório de calibração em balança de 1mg a 100kg, e pesos padrão de 1mg a 20kg, junto a Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre), em maio 2021.

Laboratório acreditado no Ipem-MG. Foto: Omar Freire / Imprensa MG

Conforme explicou a diretora-geral do Ipem-MG, Melissa Barcellos Martinelle, o certificado atesta que o Instituto tem credibilidade para realizar suas atividades, uma vez que adota altos padrões de controle de qualidade. De acordo com a dirigente, desta maneira, a acreditação confere benefícios à organização, usuários e consumidores, uma vez que reforça a confiança do público nos serviços que são prestados pelo órgão.

“Essa acreditação segue os requisitos da Associação Brasileira de Normas Técnicas e da ISO (International Organization for Standardization), ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017. Atesta a qualidade e a competência do laboratório no que se refere à adequação aos métodos e práticas internacionais, instalações apropriadas, capacitação dos profissionais do laboratório, dentre outros procedimentos”, explicou.

Cabe destacar que o laboratório do Ipem-MG é acreditado desde 2014. Ele fica localizado na sede do Ipem-MG, em Contagem, onde também funcionam o laboratório de produtos pré-medidos e umidade de grãos.

Mais agilidade nas calibrações

Os técnicos do Ipem-MG Marcelo Motta e Carlos Lana desenvolveram, de forma pioneira, um Sistema de Automatização para Calibração de Peso Padrão. O equipamento realiza o ciclo de pesagens dos pesos de 10 e 20 kg de maneira mecanizada o que confere mais conforto e ergonomia ao trabalho executado pelos profissionais do laboratório, uma vez que eles não precisam movimentar os pesos, já que a máquina realiza todo o processo.

Sistema de Automatização para calibração de Peso Padrão. Foto: Omar Freire / Imprensa MG

Dia Mundial da Acreditação

Nesta quarta-feira (09/06) é celebrado o Dia Mundial da Acreditação, processo voluntário que mede a qualidade de serviços ou produtos para executarem atividades de Avaliação da Conformidade.

Os principais objetivos da avaliação da conformidade são informar e proteger o consumidor, em particular quanto à saúde, segurança e meio ambiente; propiciar a concorrência justa; estimular a melhoria contínua da qualidade; facilitar o comércio internacional; e fortalecer o mercado interno.

No Brasil, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), por meio da Coordenação-Geral de Acreditação (Cgcre), é o órgão responsável pelos programas de avaliação da conformidade.

Já aos Ipems, cabem a execução das verificações e fiscalizações dos produtos regulamentados na avaliação da conformidade.