O Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) recebeu, nessa sexta-feira (17), na sede do órgão, em Contagem, alunos do terceiro ano do curso técnico de Química do Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais (Coltec UFMG). Durante a visita, servidores concederam uma palestra sobre a importância da metrologia e levaram os estudantes para conhecer os laboratórios e o setor de verificação de veículos-tanque do Instituto.

Os estudantes estão no último ano do curso técnico de Química. Foto: Fernanda Toussaint / Ipem-MG

O assessor do gabinete do Ipem-MG, Max Falcão, explicou a importância da metrologia e qualidade para a proteção da sociedade e a garantia da concorrência leal. 

Para o professor do Coltec, Luciano Almeida, o contato dos alunos com os profissionais, laboratórios e setores agregou conhecimento ao curso técnico. Conforme explicou, durante todo o curso fala-se da ciência das medições, sem saber que estão falando de metrologia.

Já a aluna Agatha Lemos disse que as informações compartilhadas irão contribuir na sua atuação enquanto profissional e cidadã, uma vez que as pessoas podem ajudar a fiscalizar os estabelecimentos e os principais produtos comercializados com atitudes simples no dia a dia.

Instituto de Metrologia

O Ipem-MG é uma instituição vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) e um órgão delegado do Inmetro em Minas Gerais. Executa serviços essenciais na proteção ao cidadão em suas relações de consumo.

Além disso, exerce a verificação e a fiscalização de instrumentos de medição, tais como balança, taxímetros, bombas de combustíveis; produtos pré-medidos (aqueles embalados e medidos longe do consumidor), têxteis, com certificação compulsória (brinquedos, pneus, preservativos); veículos transportadores de cargas perigosas (combustíveis, ácidos), entre outros.