A diretora-geral do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG), Melissa Barcellos Martinelle, e o diretor técnico, Luiz Marcelo Scalioni, reforçaram a importância da expansão da atuação do órgão em Varginha, durante reunião com o prefeito do município, Vérdi Lúcio Melo e a secretária de Administração, Mirian Lêda Aguiar Olgado, nessa quarta-feira (26/05).

Da esquerda para direita: Vérdi Lúcio, Mirian Lêda, Melissa Barcellos e Luiz Marcelo. Foto: Divulgação / Ipem-MG

Melissa relatou que o Ipem-MG pretende instalar ainda este ano um laboratório de verificação de umidade de grãos na Regional Varginha, com o intuito de fomentar a economia local. Segundo ela, o município comercializa anualmente 25 milhões de sacas de café, sendo responsável por cerca de 25% de toda a produção brasileira.

“Como o teor de umidade do grão é parâmetro importante na definição do seu preço no mercado, planejamos instalar um laboratório na regional do Ipem-MG Varginha. Trata-se de uma importante região econômica do Estado de Minas Gerais, em especial para a cafeicultura”, explicou a diretora-geral.

Na oportunidade, Melissa também parabenizou o prefeito Verdi Lúcio pelo excelente trabalho à frente da prefeitura. “A cidade está em pleno desenvolvimento, organizada e atuando em diversos ramos comerciais. É sempre um prazer visitar Varginha”, afirmou.

Verificação volumétrica

A diretoria do Ipem-MG retomou, no segundo semestre de 2020, o processo licitatório para a reforma do posto de verificação de veículos-tanques da Regional Varginha, que se encontra paralisado, desde fevereiro de 2018, em detrimento de danos estruturais no espaço. O posto é responsável pelo atendimento da frota de caminhões de toda a região Sul de Minas Gerais.

Cabe destacar que o projeto já foi concluído e está em vias de aprovação pelo Departamento de Engenharia do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

"Para agilizar o serviço prestado a comunidade, já adquirimos um novo medidor volumétrico, que será instalado logo após a conclusão das obras de reforma", informou Martinelle.

Atualmente, esse serviço está sendo realizado somente na sede do Ipem-MG, em Contagem, e na Regional de Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

Instituto de Metrologia e Qualidade de Minas Gerais

O Ipem-MG é uma instituição vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede) e um órgão delegado do Inmetro. Executa serviços essenciais para a concorrência justa do mercado de consumo mineiro e nacional, bem como na proteção ao cidadão em suas relações de consumo.